Universidade Federal de Ouro Preto e Prefeitura de Esplanada trabalham em parceria

A equipe técnica do Processo de Formação em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, do Centro de Educação Aberta e à Distância- CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, esteve em Esplanada entre os dias 31 de julho passado e 3 de agosto, onde foi recebida pela secretária municipal de Educação, Márcia Maria de Castro Neves, e assessores. O objetivo do grupo foi fazer um balanço do trabalho realizado desde o início da parceria em 2013 e planejar as próximas ações conjuntas na área da Educação Ambiental. 

Coordenada pela professora Dulce Maria Pereira, especialista em Educação Ambiental e uma das responsáveis pela implementação da Agenda 21 no país, a equipe é responsável pelo Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, programa voltado para a formação de professores e de outros profissionais envolvidos com a Educação Ambiental e que também dá suporte para as ações de combate aos impactos ambientais nas áreas urbana e rural. 

Um dos pontos positivos do encontro foi o compromisso por parte da administração em sensibilizar professores e toda a comunidade escolar, além de profissionais de outros setores, para participarem dos mais recentes editais publicados pela Universidade, para cursos semipresenciais de Extensão e Especialização em Educação Ambiental, dois dos quais vão estar com inscrições abertas até o próximo dia 16 de agosto. Ver mais detalhes na página do CEAD http://www.cead.ufop.br/

Foi agendada também para os dias 5 e 6 de setembro a realização do I Seminário Municipal de Educação Ambiental de Esplanada, organizado principalmente para professores, mas que também será aberto aos profissionais que desejam aprofundamento e engajamento com a Educação Ambiental. 

Baixio 

As atividades de encerramento da equipe UFOP no município ficaram por conta da medição da área construída e do entorno da Escola Municipal Professora Maria Beatriz da Rocha, no Distrito de Baixio, procedimento que dá início ao esforço conjunto de transformar a escola numa unidade sustentável, equipada com biodigestor, placas solares e outros equipamentos. 

O grupo também teve a oportunidade de participar de uma visita dos estudantes às artesãs da Cachoeira do Edgar, povoado a 30 minutos de distância da sede do município, onde desenvolveram uma ação educativa de meio ambiente durante todo o dia. 

Na avaliação da coordenadora do CEAD, a proposta da Universidade é de transformar o espaço educacional, mas sobretudo a mentalidade, expondo a importância do tema.  “Todos nós ficamos muito felizes com mais essa oportunidade ”, avalia a professora Dulce Maria. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Esplanada – Foto: Divulgação

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje