Tarifa única no transporte coletivo de Alagoinhas – Radiovaldo Costa

Já se passaram mais de dois meses do aumento da tarifa do transporte coletivo em Alagoinhas e de lá para cá o que mudou?

Infelizmente, nada!

O governo municipal, que autorizou o aumento, preferiu esperar a poeira baixar e deixar tudo como antes.

Medidas importantes que poderiam ser rapidamente implementadas para melhorar a utilização do sistema pelo usuário não foram implantadas.

Não falo nem de renovação de frota, que depende de alto investimento.

Falo, por exemplo, de uma proposta que apresentei no decorrer do governo passado, aos empresários do setor e ao atual governo: a tarifa única no transporte coletivo de Alagoinhas.

Ou seja, quem tem necessidade de utilizar dois transportes para se deslocar na cidade pagaria apenas uma tarifa (R$ 2,50) e não duas (R$ 5,00), como ocorre hoje.

Para exemplificar isso, temos o caso do IF Baiano, localizado em Alagoinhas Velha, que já se encontra funcionando com cerca de 100 alunos. Muitos desses alunos estão tendo que pagar duas passagens para ir e duas para voltar para casa.

Essa situação, inclusive, está provocando a desistência de alguns estudantes que não possuem recursos para arcar com o pagamento de quatro passagens diárias.

Quando fui candidato a prefeito, no ano passado, inseri esta proposta no meu Programa de Governo por ter convicção que a tarifa única é uma cobrança da sociedade alagoinhense e necessidade real da população que utiliza o sistema.

Espero que a tarifa única possa ser implantada pelo governo municipal, o mais rapidamente possível, visando minimizar o impacto do aumento do preço da passagem dos ônibus urbanos.

Até agora, não houve nenhum ganho para a sociedade.

O transporte urbano continua ruim.

Só que mais caro.

O governo municipal precisa sair do campo das promessas e se mostrar capaz de oferecer alternativas práticas naquilo que diz respeito ao transporte coletivo.

A tarifa única seria um bom começo.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo