Sindipetro realiza assembleia em Salvador para avaliar propostas da Petrobras

SEDE DA PETROBRASNa manha desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, sede da Petrobras, diretores da estatal e sindicalistas  estão reunidos para discutir alternativas visando acabar com a greve, hoje no décimo terceiro dia.

Mesmo antes da reunião, segundo o sindicalista Radiovaldo Costa, diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, algumas conquistas já foram alcançados.  

A Petrobras admite a constituição de comissão paritária com cinco representantes da empresa e igual número de trabalhadores para avaliar a venda de ativos. Toda ação nesta área passará obrigatoriamente pela comissão.

A manutenção dos termos do acordo coletivo em vigência é outro ganho dos petroleiros. A empresa havia proposto quando 100 itens que modificariam em grande parte o acordo. Agora, a diretoria concordou em mantê-lo como está, ampliando sua validade por dois anos.

O reajuste salarial retroativo a 1° de setembro será de 9,5%.

Greve

As entidades que representam os petroleiros defendem a não punição dos grevistas, a compensação com horas extras da metade dos dias de greve e o desconto em folha da metade, sem incidência no décimo terceiro salário e férias dos trabalhadores.

Se a empresa concordar com as propostas, o que parece provável, a greve terminará nas próximas horas. A decisão dos petroleiros baianos sobre a greve será tomada hoje, a partir das 17 horas, em frente à unidade da Petrobras situada no Itaigara. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo