Shiller volta a alertar sobre bolha imobiliária no Brasil

Robert Shiller parece convencido de que há bolha imobiliária no Brasil. Quando ele veio ao país para um evento em agosto do ano passado, disse que apesar das pessoas gostarem de pensar que o aumento de preços “é sólido e estável”, não há justificativa para tanto entusiasmo.

Em setembro do ano passado, pouco antes de vencer o Nobel em economia, ele repetiu a afirmação em entrevista para EXAME.com.

Agora, Shiller voltou ao ao tema em declarações para a edição brasileira do El País. Ele destaca que não é especialista no país, mas dá sua opinião:

“A taxa de aumento foi muito constante. (…) Trata-se de uma alta real de preços na casa de 7% [em São Paulo]. Suspeito que isso seja excessivo, sobretudo porque entendo que o mercado hipotecário está se desenvolvendo no Brasil e erros podem facilmente ocorrer.”

Apesar da alta no preço dos imóveis continuar acima da inflação, ela já está desacelerando, como apontam os últimos números do FipeZap (divulgados depois que Shiller enviou suas declarações).

O economista também afirma que o Brasil é vulnerável a uma nova crise e que a Rússia pode ser excluída dos BRICS por causa de suas ações recentes na Ucrânia.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje