SESAU promove conferência para debater política de vigilância de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) promoveu nesta sexta-feira a Primeira Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, na Câmara Municipal. O evento que contou com a presença de autoridades, membros do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil, promoveu palestras e debates que tem por objetivo estruturar um conjunto de sugestões de políticas na área de vigilância de saúde.

“Essa é uma ocasião muito importante, pois é a oportunidade de construirmos de forma colaborativa as diretrizes que vão guiar a atuação da vigilância no nosso município. Por isso é importante termos aqui conselheiros, profissionais e a população debatendo e contribuindo com o processo”, explicou o secretário de saúde, Rodrigo Matos, que abriu o evento com a palestra ‘vigilância em saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade’.

De acordo com a SESAU, 40 sugestões propostas pela comissão serão apresentadas no Encontro Macro Regional de Vigilância de Saúde, e em seguida serão direcionadas para a conferência nacional, onde o Governo Federal realizará a estruturação da política nacional de vigilância de saúde.

Ainda foram realizadas as palestras ‘o lugar da vigilância em saúde no SUS’, ministrada pela enfermeira sanitarista, Claudine Sampaio e a farmacêutica sanitarista, Rusely dos Santos de Almeida. ‘responsabilidades do estado e dos governos com a vigilância em saúde’, ministrada pela enfermeira sanitarista, Jácea Santiago. ‘saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde’, ministrada pela enfermeira sanitarista, Dagmar Cataria Dantas e a biomédica, Elisane Sara Reis. ‘vigilância em saúde participativa e democráriva para enfrentamento das iniquidades sociais’, com a técnica, Gabriela Dultra e o enfermeiro, Nilson Vieira.

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca/SECOM

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje