Semana Pedagógica debate currículo, hipótese da escrita e inclusão

Com a temática “Cirandando pelo currículo: saberes e práticas humanizadoras”, a Semana Pedagógica 2019, iniciada nesta segunda-feira (4), trouxe, este ano, para o município, palestras de profissionais reconhecidos no estado da Bahia, que se juntaram à comunidade escolar de Alagoinhas para debater currículo, inclusão, planejamento, projeto político-pedagógico e hipótese da escrita.

Foto: Roberto Fonseca

Quem iniciou os debates, na manhã de ontem, após a solenidade de abertura do evento, foi o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Roberto Sidnei Alves Macedo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, com pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal.

Atuando principalmente nas áreas de formação docente e currículo, Sidnei Macedo reforçou a importância dos encontros que tratam dos projetos de escola para o país e destacou a contribuição inestimável dos profissionais da educação para o desenvolvimento. “Estar entre professores, trabalhando pela formação de professores, já é muito gratificante. Somos singulares e insubstituíveis na nossa importância socioeducacional”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca

Levando em conta discussões sobre a heterogeneidade das práticas na realidade educacional e o debate quanto à concepção, na Educação Básica, de uma Base Comum Nacional em termos curriculares, o professor propôs reflexões acerca dos modos de construção do conhecimento e das metodologias aplicadas.

Quem continuou o debate e a interação com educadores, no período da tarde, foi a professora Cristiana Ferreira dos Santos, da Prefeitura de São Francisco do Conde, que levou para a centralidade discussões sobre a hipótese da escrita.

Especializada em Alfabetização e Letramento, Cristiana Ferreira discorreu sobre práticas de leitura, avanços na alfabetização inicial e desafios diante de alunos pré-silábicos, compartilhando experiências e conhecimentos com professores que atuam nas salas de aula de Alagoinhas.

Às 14h30, foi a vez da facilitadora Mariana Morais Lopes inserir, na pauta do dia, o debate sobre inclusão. Graduada em pedagogia e especialista em Neuropsicologia, com mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, a palestrante falou sobre as formas de abarcar a diferença nos processos de ensino e sobre propostas pedagógicas que ampliam as possibilidades de entendimento entre os diferentes saberes.

A facilitadora Maria Joana Damásio Passos, fundadora do projeto “Abraço”, de Salvador, que busca ampliar o cuidado às crianças com microcefalia, também participou do evento e trouxe contribuições efetivas para a discussão sobre inclusão.

O cronograma de atividades desta segunda-feira foi encerrado após uma formação voltada à equipe técnica e a coordenadores da rede, mediada pelo Prof. Dr. Roberto Sidnei.

A programação da Semana Pedagógica continua até sexta-feira (8). A proposta, segundo a Secretaria de Educação, é de que os debates, palestras, discussões e compartilhamentos contribuam para o planejamento de ações do ano letivo 2019.
Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo