Semana Literária: Banda Sinfônica da Paz, do Neojiba, faz apresentação dia 26

neojiba-051016

A programação cultural da 3ª Semana Literária do Tribunal de Justiça da Bahia, que acontece de 24 a 27 de outubro, conta com a apresentação da Banda Sinfônica da Paz, do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) do Bairro da Paz – integrante dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, mais conhecido por Neojibá.

Um grupo de crianças de 8 até 18 anos, que fazem parte do projeto, apresentarão, com instrumentos de sopros e percussão, um repertório especial com duração de 25 a 30 minutos, para servidores, magistrados e visitantes da Semana Literária. O coordenador Esdras Efraim conta que a seleção de músicas inclui canções como New York New York (Frank Sinatra), Libertango (Astor Piazzolla), Berimbau (Vinícius de Moraes) e trechos de músicas de Tim Maia.

A apresentação está prevista para o dia 26, a partir das 13h.

A 3ª Semana Literária conta com a exposição e comercialização de livros dos mais diversos temas, na Praça de Serviços do prédio-sede do TJBA (Centro Administrativo da Bahia). Todos os dias, das 12h às 14h, haverá apresentações artísticas de teatro, cordel, música e poesia, além de bate-papo com os autores. A entrada é gratuita e aberta para visitantes de fora do tribunal, das 9h às 16h30.

NPO Bairro da Paz – Criado em 2013, o Núcleo do Bairro da Paz é o resultado da parceria entre o Neojibá e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, promovido através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA). Esse é o primeiro NPO com uma banda sinfônica, que é uma grande formação musical de instrumentos de sopros e percussão, diferenciando-se de uma orquestra sinfônica pela ausência dos instrumentos de cordas.

O NPO, que funciona no Espaço Avançar, centro de referência em promoção social gerido pela Santa Casa de Misericórdia, oferece, para 126 crianças, entre suas atividades, aulas de teoria musical e solfejo, prática de canto coral e iniciação e prática orquestral em instrumentos de sopros e percussão.

O NPO do Bairro da Paz, além da banda sinfônica, possui um grupo de coral, a Banda Experimental Pedagógica (BEP) e o grupo de iniciação musical com flauta doce.

Em todo o estado da Bahia, o Neojibá possui nove núcleos, formados em colaboração com organizações governamentais ou entidades não governamentais. Todo NPO aplica os fundamentos do Neojibá, voltados para a inclusão social, cultural e educacional.

Fonte: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo