SEDEA coordena Encontro do Meio Ambiente com palestras e debates

Nesta quinta-feira, 19, segundo dia do Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas (EMA), foram realizadas quatro palestras com debate aberto ao público. A primeira foi a apresentação do “Projeto Área de Mobilização Ambiental (AMA)”, do Grupo Petrópolis, tendo como palestrantes Bruno Pinto e Emerson Neves; logo após houve uma mesa-redonda sobre “Educação Ambiental e Sustentabilidade” tendo como palestrante o biólogo Idalécio Santos; seguida de “Consumo Sustentável”, pelo arquiteto urbanista Luís Vasconcelos e encerrando com a palestra “Economia Verde” sob a responsabilidade do engenheiro mecânico Jurandir Oliveira.

O encontro prossegue nesta sexta-feira com as seguintes palestras: “Reserva Legal x Reserva Biológica”; “Qual o Papel do Comitê de Bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe”? Os trabalhos da 5ª Edição do Encontro do Meio Ambiente (EMA) foram abertos na noite de quarta-feira, 18, no auditório do Hotel Áster. O evento tem por objetivo discutir com a população de Alagoinhas as questões ambientais, e também buscar soluções para os problemas de degradação visando a harmonia e qualidade de vida.
Participaram da solenidade de abertura os secretários de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rannyery Miranda, de Governo, João Rabelo, de Infraestrutura, Sônia Fontes, de Agricultura, Jenser Sousa, autoridades, estudantes, representantes de associações de bairros e convidados.

Abrindo os trabalhos, o prefeito Paulo Cezar falou da importância de se discutir as questões ambientais, principalmente no momento de desenvolvimento econômico que Alagoinhas vivencia. “Nesses cinco anos, o EMA conseguiu envolver vários segmentos da sociedade em busca de soluções para a não-degradação ambiental”, ressaltou.

O secretário Rannyery Miranda destacou a repercussão do evento, que acredita ser um fórum de discussão já incorporado ao calendário estadual. “É gratificante ver o interesse das pessoas pelo evento. Conseguimos triplicar o número de participantes desde a realização da primeira edição”.

A programação seguiu com palestra sobre Energia Renovável ministrada pelo engenheiro florestal Evandro Luís Mendes e foi encerrada com um coquetel.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Fotos : Amilton André – SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje