Secretário estadual da Saúde garante investimentos para Alagoinhas

Durante toda a quarta-feira, 23, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, esteve em Alagoinhas. Ele foi recepcionado pelo gestor da pasta no município, Reginaldo Paiva, na abertura da Oficina de Pactuação do Sistema de Pactuação de Indicadores (SisPacto), que acontece até a próxima sexta-feira, 25, no Hotel Absolar.

Durante a abertura do SisPacto, Reginaldo Paiva transmitiu a solicitação feita pelo prefeito Paulo Cezar, que estava em audiência em Salvador, sobre a possibilidade da construção de um Hospital Materno Infantil. Ele entregou o projeto a Jorge Solla, que possui contrapartida municipal na doação de um terreno de 20 mil metros quadrados, e reiterou a necessidade desse equipamento que beneficiará, além de Alagoinhas, mais 17 municípios da região.

Em paralelo aos eventos, o secretário estadual apresentou alguns investimentos para o município. Falou sobre a chegada de novos médicos (dentro do Programa “Mais Médicos”), da equipe de neurocirurgião para o Hospital Regional Dantas Bião, da reforma da Maternidade e da possibilidade da construção do Hospital Materno Infantil. “Sabemos do potencial da cidade e da necessidade de ampliação do sistema de Saúde como um todo, já que é um município-sede, prestando serviços, também, para outras cidades. Os investimentos estão garantidos para as seguintes áreas:

 Mais Médico

Alagoinhas já foi contemplada na primeira etapa do programa e vai participar também desse segundo momento para ampliar a oferta na Atenção Básica, garantindo assim, profissionais da saúde. A Bahia vai receber, nessa segunda etapa, 277 profissionais e, até amanhã (24), haverá a distribuição pelo Ministério da Saúde (MS). Alagoinhas será beneficiada com mais médicos.

Equipe de neurocirurgião

O Hospital São Rafael garantiu uma equipe de neurocirurgião para atuar em Alagoinhas. O Estado já adquiriu um novo tomógrafo que está  em fase de instalação e, nos próximos dias, estará chegando um novo microscópio para neurocirurgia. Até o final do ano, a equipe já deverá atuar no Dantas Bião.

Maternidade ou Hospital Materno Infantil

A possibilidade hoje é aproveitar da melhor forma possível o que já está disponível. Alagoinhas tem uma maternidade que deverá ser melhorada. O Estado já possui recursos de um projeto capitalizado junto ao Banco Mundial para requalificar a Maternidade de Alagoinhas. A ideia é transformar o local como referência em atenção à gravidez de risco e implantação da UTI neonatal.

 Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Fotos: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje