Secretário de Educação contesta deputada federal Alice Portugal

Discurso da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), na Câmara dos Deputados, com críticas à gestão do prefeito Joaquim Neto e foco na Secretaria de Educação, que “circula” nas redes sociais, é contestado por Fabrício Faro  (foto), gestor da pasta.

Em conversa com o editor do site Alagoinhas Hoje, na manhã desta quinta-feira (14), Faro afirmou que os professores de alunos especiais não recebem gratificação por desempenho de função no período de férias com base em decreto que entrou em vigor no segundo mandato do prefeito Joseildo Ramos  (clique e leia o decreto publicado em 19 de dezembro de 2005  DECRETO EDUCAÇÃO 1) .

O decreto faz referência ao pleno exercício da função, o que indica, no entendimento do secretário, que os professores precisam estar em sala de aula. Os professores que trabalham com alunos especiais atuam em 1o unidades da SEDUC e em duas conveniadas (APAE e Pestalozzi) e recebem as gratificações durante o ano letivo. 

Quanto ao vale alimentação de professores e coordenadores pedagógicos, o secretário salientou que a deputada apresentou versão incorreta visto que não houve atraso no repasse. “Os professores e coordenadores pedagógicos receberam salários e os vales dentro do mês de maio, portanto, o atraso alegado não é verdadeiro”, declarou Faro.

O secretário garantiu que é o maior interessado no andamento do concurso público. Ele admitiu que haverá atraso na contratação de profissionais para a SEDUC, que carece de professores em razão das aposentadorias e o consequente desligamento da rede municipal, abrindo vagas que precisam ser preenchidas.

Conquistas

Segundo o secretário, a deputada Alice Portugal não está bem informada sobre o trabalho desenvolvido na SEDUC e as conquistas asseguradas aos profissionais. “No ano passado, enquanto muitas prefeituras não conseguiram pagar integralmente o décimo terceiro salário, pagamos o décimo terceiro, bem como 50% do décimo quarto salário”, pontuou.

O governo, de acordo com o secretário, cumpriu a lei e garantiu o avanço “das letras” de vários professores, luta da categoria há vários anos, ampliando o montante da folha de pagamento. Hoje, a folha FUNDEB da SEDUC é de R$1,8 milhão.

Para ele, a administração também conseguiu avançar na reforma e melhoria de algumas escolas, transformando os ambientes em espaços mais acolhedores e propícios à construção do conhecimento. “Neste momento, véspera da campanha eleitoral, a deputada tenta transformar problemas pontuais em questões de grande relevância e demonstra não estar bem informada sobre aquilo que se passa na educação municipal”, declarou Fabrício Faro.

O secretário disse ainda que a fonte da deputada falhou em não apresentar a verdade sobre os fatos. 

“A deputada, ao falar de buracos, está tratando de educação ou de infraestrutura”?, questionou Fabrício.

Assessoria

O Alagoinhas Hoje é  o principal site de política da cidade, no entanto, a assessoria da deputada Alice Portugal nunca entrou em contato com nossa equipe. O registro de tal fato é para informar que uma segunda versão da deputada não consta nesta matéria por desconhecermos os contatos da parlamentar.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo