Secretaria suspende atendimento médico e compromete saúde de idosos – Exclusiva

Os sete lares de idosos de Alagoinhas estão enfrentando diversos problemas para proporcionar atendimento adequado às pessoas da terceira idade, que sem família, necessitam de acolhimento.

Segundo Jeferson Lopes Duarte, presidente da Associação Acolhedora de Idosos Kairós, que funciona ao lado da Comunidade Taizé, em Santa Terezinha, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o atendimento médico em Outubro de 2012. “Entre Outubro do ano passado e Março de 2013, os idosos ficaram sem qualquer atendimento médico por parte da SESAU”, afirmou.

Ele revelou ao Alagoinhas Hoje que após três ofícios enviados para a secretaria, um médico apareceu em Março com uma nova orientação, que modificou o atendimento e comprometeu a saúde dos idosos: as visitas que eram quinzenais passaram a ser mensais e com número limitado de três consultas. “Até o ano passado não havia limite de consultas e a SESAU impôs esta regra ao profissional sem qualquer explicação técnica à associação, que é a responsável pelos idosos”, afirmou Jeferson Lopes.

Na associação vivem atualmente 13 idosos. Mantida a regra da Secretaria de Saúde, os pacientes que forem atendidos em um mês só terão contato novamente com o médico quatro meses depois.

A história, entre Março e o início de Julho, ganhou contornos ainda mais dramáticos: os três pacientes “consultados” no primeiro trimestre já haviam morrido quando outro médico esteve na Associação Acolhedora de Idosos Kairós na última quinta-feira, dia 4 de Julho. “Não tenho dúvida que a ausência de atendimento comprometeu a saúde dos idosos e os levou à morte”, enfatizou o presidente, acrescentando que “no período em que as visitas dos médicos eram regulares nenhum idoso morreu”.

Com mais uma morte ocorrida no primeiro semestre, a associação registrou quatro óbitos em 2013. “O médico solicita exames, não os avalia em tempo hábil e quando retorna o quadro de saúde de qualquer idoso pode ser completamente outro em função do agravamento ou do surgimento de outra doença”, salientou o presidente da Kairós.

Bião

A falta de cuidado não é diferente no Hospital Regional Dantas Bião e uma situação enfrentada por um idoso retrata o drama vivido pelas entidades que em Alagoinhas cuidam de pessoas da terceira idade.

De acordo com Jeferson, após seis tentativas de internar um idoso, que havia sofrido um AVC, o objetivo foi conseguido com a interferência do Conselho Municipal do Idoso. O drama parecia a caminho da resolução: puro engano.

Às 8 horas da manhã do dia 1º de Maio, após muita pressão, inclusive com denúncia no Ministério Público, o idoso deu entrada no Hospital Regional Dantas Bião e foi encaminhado para o Centro de Tratamento Intensivo em função de seu estado de saúde exigir cuidados mais rígidos.

Sem qualquer explicação, revela Jeferson, no final da tarde o paciente já estava de alta e às 20 horas faleceu. “A direção do HRDB ainda tentou “mudar” o horário da morte do paciente e nos informou que ele havia morrido na madrugada do dia 2 de Maio, quando na verdade o óbito aconteceu entre as 20 e 21 horas”, afirmou ao Alagoinhas Hoje o presidente da Associação Acolhedora de Idosos Kairós.

Assistência

Para Jeferson o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde deixa muito a desejar e o atendimento médico mensal é mero paliativo, que não resolve as questões dos idosos. “Com a falta de assistência da SESAU, nossa única alternativa é rezar para que nenhum idoso adoeça”, revelou.

O deslocamento de Santa Terezinha para o Hospital Dantas Bião é outro drama enfrentado, porque na maioria das situações os idosos necessitam de acomodações especiais e não podem ser transferidos em veículos comuns. “A falta de macas do SAMU também está causando problemas para nós”, disse ao site.

No final da entrevista, Jeferson afirmou: “O atendimento aos idosos proporcionado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Dantas Bião é um caos”.

JEFERSON LAR DE IDOSOS

Foto: Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje