Secretaria Municipal de Assistência Social retoma Projeto Carreto Consciente
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) retomou ontem (03), o Projeto Carreto Consciente, realizando o recadastramento dos trabalhadores que conduzem as compras dos usuários, através de carrinhos, na Central de Abastecimento. “O objetivo é mantê-los padronizados e combater a evasão escolar, evitando que seja praticado o trabalho infantil”, explicou Ana Paula, diretora de Inclusão e Promoção Social (SEMAS) e presidente da comissão do projeto, quem tem representantes de outras secretarias.
Dentro de 15 dias a comissão retorna à Central para continuar o recadastramento. A comissão é formada por Ana Paula e Rosana Lima (SEMAS), Rosângela Castro e Nailva Barbosa (CRAS de Nova Brasília e Boa União, respectivamente), Doreane Marcolin (SEMAG), Adriana Mansur e Mauro Bitencourt (SEDUC). O projeto foi criado em 2012.
Adriana Mansur, da Secretaria da Educação, informou que o trabalho infantil será um dos destaques no desfile de Sete de Setembro por estudantes da rede municipal de ensino: “Vamos nos reportar ao trabalho infantil e mostrar à população que é importante a denúncia através do Disque 100”, disse.
Um dos recadastrados nesta quarta-feira foi Jodaciel Pinheiro, o “Galego”, que trabalha há 11 anos na Central de Abastecimento. Para ele é muito importante o trabalho realizado pela SEMAS, “porque a identificação nos valoriza e dá confiança às pessoas que utilizam nossos serviços. Além do mais, lugar de criança é mesmo na escola”.
Outra questão importante é que, através do projeto, os carregadores receberão capacitação. Em 2012, a SEMAS cadastrou 100 trabalhadores que receberam kit com duas camisas, um boné e crachá de identificação.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Josué Silva – SECOM