Secretaria Municipal da Saúde inicia vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal da Saúde de Alagoinhas (SESAU), acompanhando o calendário nacional de imunização, introduziu a vacina contra o Papilomavírus Humano – HPV – para meninas, no sistema municipal de saúde. A vacina já está disponível nas unidades de Saúde durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Podem se vacinar meninas de 11 a 13 anos.

Com o slogan “Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção”, a campanha foi lançada pelo governo federal e contribuirá na prevenção do câncer de colo de útero. A vacina será administrada em três doses: a segunda deverá ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira cinco anos depois. De acordo com informações da SESAU, os enfermeiros e técnicos da rede já foram treinados e estão devidamente preparados para a sua administração.

O Ministério da Saúde aponta mais de cem tipos diferentes de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital. A vacina que está sendo disponibilizada irá proteger contra quatro tipos de HPV: o de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18). Os dois primeiros ligados a verrugas genitais e, os dois últimos, ao câncer de colo do útero.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje