Secretaria de Cultura e Fundação Iraci Gama realizam 3º Café Cultural

FIGAM 1

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) está apoiando o 3º Café Cultural, intitulado “Ferrovia em Alagoinhas: Nossa terra, nossa gente”, que está sendo realizado entre os dias 22 e 28 de setembro como parte da 8ª Primavera de Museus. Promovido pela Fundação Iraci Gama de Cultura (Figam), o Centro de Documentação e Memória de Alagoinhas (Cendoma) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alagoinhas (Gepea), o evento está sendo realizado na Galeria de Artes Mário Cravo Júnior, na Estação São Francisco, sede da Figam.

O objetivo do “café” é promover o encontro entre a história, literatura, a memória e as manifestações artísticas de diferentes naturezas. A programação teve início no dia 22 com o sarau ferroviário e samba de roda, na Estação São Francisco; dia 23 representantes das entidades participaram de audiência pública em Salvador, na Escola Politécnica (UFBA), sobre o trem de passageiros.

A audiência deixou os alagoinhenses satisfeitos já que foi considerada a viabilidade da reutilização da malha ferroviária existente no estado, fazendo a ligação entre Conceição, Salvador e Alagoinhas. O levantamento, elaborado por profissionais da Escola Politécnica destaca a necessidade de recuperação dos 225 km de extensão do trecho, com investimentos de R$ 285,6 milhões. 

No dia 24, houve a Sessão Café com Letras, também na Estação São Francisco, e, logo após, uma mesa redonda sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento urbano, político, econômico e cultural de Alagoinhas. Os debatedores foram os mestres em História Keite Lima, Moisés Moraes e Ede Ricardo e o professor de História Genison Soares. À noite houve conferencia com o professor Robério Souza (UNEB) sobre o papel da ferrovia para a cidade de Alagoinhas. 

Na quinta-feira, 25, houve visita guiada ao Museu do Trem e mesa redonda sobre “Hostílio Dias, história e memória de um líder ferroviário”. Nesta sexta-feira, 26, haverá exposição de arte dos estudantes das escolas públicas de Alagoinhas, participação do MAPA (Movimentos dos Artistas Plásticos de Alagoinhas) e exibição do filme Lindeiras.

No sábado, 27, visita guiada à Casa do Boi Encantado, às 10 horas. E encerrando, no domingo, 28, apresentação e debate sobre o projeto de restauração da Estação São Francisco na “Passarela Ferroviária”. O evento conta com a colaboração do Grupo Cultural Quilombo Andante.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: SECOM/PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo