Secretaria da Educação lança formação voltada para o engajamento de professoras e estudantes

No dia dedicado ao reconhecimento da força e representatividade das mulheres, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, lança a formação STEAM+, focada no engajamento de professoras e estudantes em STEAM, um acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

O STEAM+, visa fomentar a participação de meninas e mulheres nestes campos, utilizando uma metodologia interdisciplinar que tem a função não só de intensificar o aprendizado nestas cinco áreas do conhecimento, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.
Serão abertas 1050 vagas para educadoras da rede estadual de ensino. A formação será online e ainda prevê a criação de uma Comunidade STEAM, formada por equipes de educadoras e estudantes; desenvolvimento de projetos com foco na resolução de desafios; criação de grupo de educadoras fellows que passarão por imersões e encontros presenciais para aprofundamento da formação e entrega do Selo Educadora STEAM+.
 “O número reduzido de mulheres na produção científica reforça perspectivas de produções historicamente concentradas nas mãos de homens, majoritariamente brancos. O que isso implica? Por que é desta forma? O que perdemos quando não mitigamos os riscos intrínsecos a essa lacuna? São questionamentos que precisam nos inquietar e mover decisões políticas. E o IAT está dando uma clara demonstração de que, ao reconhecer este déficit, que não é uma realidade apenas local, contribui para formação de novas gerações de mulheres pesquisadoras, professoras, cientistas que contribuirão com uma pluralidade de narrativas ainda ausentes em nossas produções no campo da matemática, das engenharias, dentre outras”, afirmou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo