Sam Altman teria condicionado retorno ao comando da OpenAi a novo conselho

Recém-demitido da OpenAI, empresa que ajudou a fundar, Sam Altman está preparando um retorno “surpresa” ao cargo de CEO, mas disse aos acionistas que voltaria apenas se houvesse um novo conselho.

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, o movimento acontece em meio à pressão de investidores, incluindo a Microsoft, para reverter a dispensa. O executivo teria até o fim deste domingo para tomar uma decisão.

Os investidores também estão pressionando pela troca do atual conselho. Os diretores da empresa até consideraram renunciar, mas estão relutantes e ainda não tomaram uma decisão. O conselho da OpenAI foi muito criticado depois da demissão inesperada de Altman.

A avaliação é que o executivo conseguiu transformar a empresa de uma organização sem fins lucrativos em uma empresa de sucesso comercial, o que a levou a criar ferramentas que revolucionaram a maneira como as pessoas realizam tarefas, como o ChatGPT.

Na madrugada deste domingo, Altman publicou um post enigmático na rede social X (ex-Twitter): “eu amo a equipe da OpenAI”, escreveu. Nos comentários, internautas especulavam que isso significaria o retorno dele à empresa, e não faltaram memes com referências a filmes (“O retorno do rei”) e séries (a ressurreição de Jon Snow, de “Game of Thrones”).

Neste domingo, conforme noticiou o Financial Times, Altman esteve no escritório da empresa.

Na semana passada, Altman deixou o cargo, por decisão do Conselho de Administração da OpenAI. No seu lugar, assumiu interinamente Mira Murati, então diretora de Tecnologia da companhia, responsável por produtos de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT e o Dall-E.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo