SAAE finaliza “Jovem Pesquisador” e “Monitores Ambientais”

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas finalizou, nesta segunda-feira (30), mais uma ação social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), dessa vez com as atividades “Jovem Pesquisador” e “Monitores Ambientais” na Escola Estadual dos Rodoviários, no Pirinel, dentro da programação da Feira de Ciências.

Com “Jovem Pesquisador”, a autarquia buscou incentivar a produção científica, a pesquisa e a discussão acerca da preservação ambiental e dos impactos da ação humana sobre rios, lagos e ruas do bairro. Já com “Monitores Ambientais”, a ideia foi capacitar e envolver o os jovens para desenvolver oficinas de treinamento abordando temas diversos, determinados de acordo com as particularidades e necessidades da comunidade.

O aluno da oitava série Thiago Antônio, 14, falou sobre a experiência de participar do projeto. “Foi bom, uma nova descoberta sobre Alagoinhas, eu não sabia muito sobre os rios, os lagos”, comentou. “A gente precisa cuidar bem mais da nossa água”, completou.

“Para mim o processo foi ótimo”, disse também estudante da oitava série Cristiano Ronaldo de Souza, explicando que aprendeu sobre a história dos rios da cidade e o processo de poluição que ocorreu ao longo dos anos devido à má ação dos homens.

Juliana do Nascimento Pereira, 12, criou uma árvore de natal com garrafa pet. “Aprendi que não se deve jogar lixo no rio, no mar e nas ruas”, revelou a estudante do sexto ano, comentando que gastou duas horas para confeccionar a peça reciclada.

Ednaldo Souza, responsável pela condução do projeto, frisou a receptividade positiva dos alunos. “Criamos um grupo no WhatsApp, e eles passavam informações e fotos de tudo o que era coletado, tiveram realmente uma boa dedicação”, assegurou.

A professora de ciência Virgínia Rabelo destacou a importância da parceria entre o SAAE e a escola. “Muito bom, porque é uma oportunidade que eles têm de sair do ambiente escolar e trabalhar em campo, para eles é um momento rico, eles vão trabalhar a realidade da comunidade”, pontuou.

Virgínia Andrade, 43, ex-estudante da Escola Estadual dos Rodoviários, visitou os stands e aprovou. “Espero que o SAAE traga ainda mais atividades pro colégio”, disse.

“No primeiro semestre, nós trabalhamos mais dentro dos eixos de Geração de Trabalho e Renda e Mobilização e Organização Comunitária. Agora no segundo, estamos trabalhando mais com as escolas”, explicou a assessora de Integração Comunitária, Leila Pires.
Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Telefone: (75) 34037760
Redes Sociais
Fonte: Ascom SAAE Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje