Rui Costa anuncia apoio para testes de vacina da Pfizer na Bahia

Em edição do Papo Correria, na noite desta quarta-feira (22), o governador Rui Costa anúnciou o apoio do Estado à testagem de vacinas contra a Covid-19, na Bahia. Os testes serão realizados pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e pelo pesquisador Edson Moreira, responsável por um Centro de Pesquisa que está funcionando nas instalações da entidade, no bairro Dendezeiros, em Salvador.

O local irá realizar a testagem de vacinas, em conjunto com o laboratório privado Pfizer. “Serão realizados 1000 testes, sendo 500 com placebo e 500 com carga antiviral, de modo a ativar a fase 3 de testagem”, detalhou o governador.

O governador esteve acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que explicou o método utilizado para desenvolver a vacina. “A vacina usa fragmento do RNA do vírus, que induz uma resposta positiva no organismo, sem contra-indicação, pois é o vírus inativo”, disse Vilas Boas.

Rui ainda garantiu que “é de interesse da gestão estadual inserir a Bahia nesse cenário de testes de vacina contra a Covid, sejam vacinas desenvolvidas por organismos públicos ou por laboratórios privados, como o da Pfizer. Temos a possibilidade de imunizar, inicialmente, mil baianos, podendo ampliar para cinco mil testes”.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje