Radiovaldo Costa lidera expectativa de vitória acima da margem de erro

radiola

Nas estratégias de marketing político, nos diversos períodos da pré-campanha e da disputa propriamente dita, o item expectativa de vitória é relevante porque demonstra a confiança do eleitor na vitória de um candidato.

A pesquisa P&A registrou os índices de oito pré-candidatos à Prefeitura de Alagoinhas. A ordem decrescente é a seguinte: Radiovaldo Costa, 25,5%; Joaquim Neto, 18,5%; Sônia Fontes, 12,5%; João Rabelo, 6,0%; Luciano Sérgio, 3,5%; Juscélio Carmo, 2,0%; Renato Almeida, 1,7%; Não Sei, 26,7%.

A diferença de Radiovaldo Costa para Joaquim Neto é de sete pontos percentuais e está acima da margem de erro da pesquisa (cinco pontos percentuais para mais ou para menos).

Este é o único item no qual os dois pré-candidatos que lideram a pesquisa estão separados por um índice acima da margem de erro, com vantagem para Radiovaldo Costa.

Radiovaldo x Joaquim

O petista é o único que nos cenários de confronto com o ex-prefeito de Sátiro Dias vence Joaquim Neto. O placar é de 4×2. Nos cenários 1, 2, 3 e 4 Costa vence Neto (dentro da margem de erro: no 1, com 1,7 ponto percentual de vantagem; no 2, com 2,5 pontos percentuais de vantagem; no 3, com 1,7 ponto percentual de vantagem; no 4, com 2,5 pontos percentuais de vantagem sobre o demista).

No oitavo cenário, também dentro da margem de erro da pesquisa, Joaquim atinge 23,2% e Radiovaldo 22,5%. A diferença em favor do demista é de 0,7% ponto percentual.  Já no nono cenário, a diferença de Neto sobre Costa é de 1,5 ponto percentual (23,2% x 21,7%).

Estes são os seis cenários de confronto entre os dois pré-candidatos.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo