Quadrilhas juninas participam do arrasta pé e se apresentam na Vila de Santo Antônio nesta sexta-feira

Dando continuidade aos festejos juninos tradicionais do São João de Alagoinhas e fechando a programação da Vila de Santo Antônio da Lagoinha, o grupo Menina Flor e a quadrilha Beija Flor se apresentam, a partir das 18h, no Mercado do Artesão.

Os grupos, que levam para a festa a tradição, a coreografia, o entusiasmo e os trajes típicos, chamando o público para o arrasta pé, relembram também a importância do folclore e da cultura popular nordestina.

“A quadrilha que a gente tem é um desdobramento do que acontecia nos salões da corte francesa, onde era comum a dança aos pares. As pessoas sempre muito bem vestidas, porque, na monarquia, a pompa era fundamental. Só que essa dança de salão, característica da monarquia e identificada por trajes pomposos, foi trazida para o Brasil, por Portugal, e se popularizou. Quando eu era menina, o marcador marcava a quadrilha em francês. Dizia-se ‘anarriê’, por exemplo, e as pessoas não sabiam necessariamente porquê, mas repetiam. Assim como até pouco tempo se rezava a missa em latim, até pouco tempo se marcava a quadrilha em francês. E você tem tudo isso misturado, na nossa quadrilha, com muitas coisas próprias, já trazendo não mais aquela música pomposa. Na modificação, foi se transformando em uma música popular, de uma festa rural, caipira”, explicou professora Iraci Gama, vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo.

Segundo ela, com o forró pé de serra, dos músicos locais, a ornamentação, a comida e as quadrilhas, o que o poder público busca é justamente atender a esse anseio da comunidade por um festejo tradicional, que abarque as manifestações da cultura, reúna a família e convide a população a rememorar a tradição da festa típica de São João.
“O que a gente procura é trazer esses elementos típicos na intenção de manter essa memória e é a isso que a gente chama de preservação da cultura”, salientou Iraci Gama.

De acordo com Carlinhos Zambê, presidente do Conselho Municipal de Cultura, que este ano contribuiu com aporte financeiro para a iniciativa, entre Trem do Forró e Vila de Santo Antônio, foram contemplados cerca de 47 espetáculos de produções locais.

A programação da Vila se encerra nesta sexta (21), mas a Administração Municipal enfatiza que os festejos juninos continuam na Avenida Joseph Wagner, nos dias 22 e 23 de junho.

Para a noite desta sexta-feira, segundo professora Iraci Gama, o que o público pode esperar é “um espetáculo de coreografia, figurino e força de vontade. A Junina Beija-flor é motivo de orgulho para Alagoinhas”, destacou.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo