PT nega saída de Luiz Caetano para o Pros

A possibilidade da migração do deputado estadual Luiz Caetano (PT) para o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) foi descartada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores, Everaldo Anunciação. No entanto, é sabido que a articulação da sigla corre a nível nacional e deixa de fora Maurício Trindade, que nega de pés juntos que não há possibilidade de junção entre o Pros e o PT.

Caetano foi convidado pelo Pros para integrar a sigla, o que pode resultar na perda de aliados para o prefeito ACM Neto.

A possível filiação de Luiz Caetano ao Pros pode resultar também na indicação do petista para assumir a presidência da sigla na Bahia, ocupada por Maurício Trindade. A notícia impacta na possibilidade de o partido migrar para a base aliada do governo, uma vez que esta seria uma das imposições do petista para assumir a sigla. No entanto, Everaldo Anunciação descartou qualquer possibilidade de Caetano deixar a sigla em direção ao Pros. “No último sábado tivemos uma atividade em Camaçari e Caetano reafirmou o compromisso com o PT. Hoje (ontem) pela manhã falei com ele ao telefone e em momento algum ele cogita deixar o partido”, afirmou o petista.

O secretário de Relações Institucionais do estado, Josias Gomes (PT), disse que achava ‘difícil’ a migração de Caetano. “Ele tem uma história bonita e completa no PT. Acho muito difícil que saia e vá para o Pros. Desentendimentos sempre ocorrem e criam desgaste, mas isso se resolve”, disse o secretário, deixando claro o descontentamento com uma possível saída do petista. “Espero que isso nunca aconteça”, declarou.

 Em recente entrevista à Tribuna, o presidente estadual do Pros, Maurício Trindade, reafirmou o convite feito pelo partido. “O que aconteceu foi que o convidamos para o PROS, pois sabemos que ele não está satisfeito com o PT, já que ele quer ser prefeito e a legenda quer apoiar, em 2016, o atual prefeito de Camaçari. Nós colocamos à disposição, caso ele queira vir. Ele é um deputado amigo e nós somos um partido extremamente democrático”, afirmou.

As especulações sobre a migração se deram por conta das recentes declarações de Caetano, sobre a candidatura para 2016. Demonstrando descontentamento com a sigla, ele teria declarado que “sairia candidato a prefeito de Camaçari com ou sem o PT”. Rompido com o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT) desde janeiro, Caetano vinha construindo um acordo com as seções municipal, estadual e nacional do partido no sentido de promover prévias na cidade e em outros grandes municípios baianos para definir os candidatos a prefeito petistas em 2016.

Sobre esse clima, Anunciação ressalta que as desavenças entre os petistas resumem-se apenas em questões políticas. “O partido não tem nada a ver com isso. O afastamento dele com Ademar Delgado foi motivado, apenas, por questões políticas”, frisou o presidente, referindo-se aos recentes atritos, já que ambos pretendem disputar eleições para a prefeitura de Camaçari, em 2016. Ainda de acordo com Anunciação, apesar do desejo de Caetano, a tradição aponta para o apoio do candidato que já está no governo, neste caso, Ademar Delgado.

De acordo com fontes ligadas à Tribuna, Caetano estaria avaliando a proposta, no entanto, este não seria o primeiro convite recebido pelo petista para deixar a sigla. Informações de bastidores dão conta que o petista já teria recebido convites que vão do PSDB ao DEM, no qual o prefeito ACM Neto já teria sinalizado apoio nas eleições de 2016. A Tribuna tentou contato com o deputado Luiz Caetano, mas não obteve retorno.

Fonte: TB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo