PSB quer definir rumos da sigla com consulta on-line

No embalo da aliança com a ex-senadora Marina Silva, o PSB do governador Eduardo Campos prepara o lançamento de um mecanismo para que seus cerca de 580 mil filiados possam participar das decisões do partido, incluindo como um deputado deve votar no Congresso.

A ideia do projeto é oferecer aos filiados a possibilidade de votar pela internet sobre temas em discussão na legenda e na sociedade.

No caso da Câmara dos Deputados, por exemplo, caso pelo menos 10% dos filiados se manifestem em determinada direção, toda a bancada seria obrigada a seguir essa orientação.

Um aplicativo encomendado para esse fim será apresentado hoje em Brasília ao vice-presidente da sigla, Roberto Amaral.
Segundo integrantes do partido, a ideia da “democracia direta no PSB” é de Eduardo Campos, que é presidente da sigla e possível candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Ela teria surgido após um dos filhos do governador, João Campos, 19, ter se filiado ao PSB e ter reclamado da dificuldade de ter voz no dia a dia da legenda.

No último dia 5, Campos e Marina Silva anunciaram uma aliança para a corrida eleitoral de 2014.

A ex-senadora havia fracassado na tentativa de montar a tempo a sua Rede Sustentabilidade, sigla que tem como uma de suas bandeiras intensificar a participação das pessoas nas decisões do país.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje