Pronatec certifica turma em Alagoinhas

Acontece em Alagoinhas na próxima sexta-feira, 11, a entrega de 457 certificados dos alunos da primeira turma – 2013 – do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento contará com a presença do prefeito Paulo Cezar, da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Tereza Campello, do governador Jaques Wagner e de representantes do sistema FIEB/SENAI. A cerimônia será no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães, às 15h30.

Responsável pelas inscrições dos candidatos no município, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) participou do processo de formação desses jovens. A primeira turma do (Pronatec) contou com os cursos de almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, instalador e reparador de redes de computadores, operador de computador, agente de inspeção de qualidade, aplicador de revestimento cerâmico, pedreiro de revestimentos em argamassa, agente de observação de segurança e mecânico de máquinas industriais.

O Pronatec é uma ação federal, que faz parte do Programa Brasil sem Fome, sendo coordenado pelo Senai/FIEB, contando com a parceria da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). Para a inscrição nos diversos cursos é necessário que o pretendente seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – instrumento de coleta de dados e informações que identifica todas as famílias de baixa renda existentes no país. Em Alagoinhas, o CadÚnico é realizado pela SEMAS.

Todos os cursos são gratuitos desde a inscrição até a aquisição dos materiais didáticos, e o aluno ainda recebe uma bolsa auxílio. Podem se inscrever pessoas com idade entre 16 e 59 anos e que estejam cursando a partir da 5º série. Atualmente, o Senai/FIEB já está com a segunda turma em andamento.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje