Projeto de esgotamento sanitário beneficiará população de Aramari

AUDIENCIA ARAMARI DIA 20 DE OUTUBRO 1

A população do pequeno município de Aramari, na região de Alagoinhas, recebeu uma boa notícia na manhã deste domingo (20). A elaboração do Projeto de Esgotamento Sanitário da cidade está garantida pelo governo estadual e pode ser o pontapé inicial para um desejo antigo dos moradores: a revitalização da represa do município. A notícia foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro. O local, que foi balneário da região, serviu de pequena hidrelétrica para rede ferroviária e era cartão postal da idade, foi tema de Audiência Pública para discutir sua revitalização.

A discussão reuniu centenas de moradores e diversas lideranças políticas e membros do governo estadual e federal. A mobilização partiu do deputado Joseildo Ramos (PT), membro da Comissão da Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e resultou em uma audiência suprapartidária, reunindo o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), o deputado federal Luiz Argolo (PP), a superintendente estadual da Funasa, Glenda Melo, vereadores, o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar Simões (PDT), e o prefeito de Aramari, José Carlos (PDT). “Estamos praticando a boa política e celebrando a democracia. Reunimos os diferentes para conseguirmos o bem comum, que nesse caso é devolver uma represa revitalizada para a população de Aramari”, comemorou. O parlamentar conseguiu ainda a restauração das sete nascentes, com cercamento e recuperação da mata ciliar do local.

Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou a novidade, que deve ser objeto de um convênio entre o município e o estado. Ele ressaltou os avanços na área durante o governo Wagner. “Uma das marcas desse governo é o Água Para Todos, programa que levou água e saneamento para moradores de locais que já nem sonhavam mais. São R$ 7 bilhões em obras, o maior investimento da história”, relatou. Somente em Aramari, segundo o secretário, quase duas mil pessoas foram beneficiadas.

Membro do Grupo Ambientalista de Aramari (Gamar), entidade que ajudou na organização do evento, Raimundo Gonzaga comemorou a união pela “redenção” de Aramari. “Somente com o esforço de todos, autoridades políticas e moradores, vamos conseguir revitalizar nossa represa. Aramari sonha com isso”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Rogério Rocha

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje