Programa propõe ações de cuidado integral à saúde de homens e mulheres de Alagoinhas

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, se reuniu, na última quarta-feira (18), com representantes da União de Associações de Moradores, na Casa da Cidadania, para apresentar o programa que prevê a atenção e o cuidado integral à Saúde do Homem e da Mulher, com a realização de ações que facilitem o acesso ao atendimento.

Intitulado “Saúde da Mulher, Saúde do Homem”, o programa tem como objetivo principal fomentar ações estratégicas que contribuam para sensibilizar a população e ampliar o acesso a atendimentos e exames.

Foto: Divulgação SECOM

“Geralmente, quando ouvimos falar de Outubro Rosa e Novembro Azul, quase sempre relacionamos imediatamente à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. O que a Secretaria Municipal de Saúde está propondo é mais amplo. O pensamento é diferenciado, focado em uma ação integral, do homem como um todo e da mulher como um todo. Não é apenas um órgão, é um acompanhamento integral. Envolve o atendimento com diversas especialidades, porque essa mulher precisa também de um acompanhamento psicológico, de consultas. Não são apenas câncer de útero, de ovário ou de mama que podem acometer essa mulher. Ela pode ser hipertensa, pode ser diabética, então a proposta é justamente proporcionar uma ação de saúde integral”, afirmou Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica.

Foto: Divulgação SECOM

O plano engloba a realização de feiras de atendimento com especialidades de mastologista, ginecologista, urologista, cardiologista, clínicos, dentre outros, no período do projeto, e a Secretaria Municipal de Saúde informou que a intenção é também promover atendimento em horário estendido, intensificar a coleta de material citopatológico do público-alvo, facilitar o acesso às equipes de saúde, ampliar a realização de exames de ultrassonografia e sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e da detecção precoce para o tratamento de doenças.

Foto: Roberto Fonseca

“O que buscamos é facilitar, com o programa, o acesso da população a consultas médicas, à coleta laboratorial, a exames, avaliações e orientações. E a proposta da secretaria é abarcar demandas não apenas direcionadas, nos períodos de campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, mas promover uma atenção integral. Teremos feiras, dias específicos em que algumas unidades funcionarão em horário estendido, no período do programa, justamente com foco em oferecer atendimentos voltados à saúde do homem e à saúde da mulher”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

Foto: Roberto Fonseca

O plano de ação do programa, apresentado pela equipe de saúde às associações de moradores de Alagoinhas, vai contemplar não apenas comunidades da zona urbana, mas também homens e mulheres da zona rural.

No último dia 16 de setembro, o programa foi apresentado também à União de Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas (UARA).

Foto: Roberto Fonseca

“Cientes das dificuldades que os moradores da zona rural têm de conciliar o trabalho no campo com os horários de atendimento nas unidades, o programa prevê que esse público possa fazer exames e ter todo o acompanhamento necessário em horários diferenciados e em diversas outras ações, como mutirões e feiras de saúde nas comunidades rurais”, acrescentou Rosania Rabelo.

Foto: Roberto Fonseca

Para o presidente da UARA, José Linaldo dos Santos, a iniciativa é importante. “Vai beneficiar muitos agricultores que não podem sair da roça, perder o dia de trabalho para fazer exames de próstata, exame ginecológico ou qualquer outro tipo de consulta no horário normal de atendimento das unidades de saúde. Outra notícia boa é saber que será dada continuidade às manutenções nas unidades de saúde na zona rural”, finalizou.

Um cronograma de atividades será divulgado pela Secretaria de Saúde e a previsão é de que, já nos próximos dias, os primeiros encaminhamentos do programa sejam iniciados.

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje