Programa Mais Árvores Bahia lança Dia de Campo em quatro regiões do Estado

Setor Técnico da BSC Copener na Fazenda Salgado em Inhambupe

De 8 a 17 de julho, o Time Agro Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá realizar dias de campo em quatro regiões da Bahia, focando em dois temas principais do Programa Mais Árvores: Manejo Florestal para Usos Múltiplos da Madeira e Gestão da Propriedade Rural. A previsão é de que cerca de 800 produtores baianos de madeira participem dos dias de campo. O primeiro deles será na Fazenda Salgado, pertencente à BSC/Copener, em Inhambupe. No dia 10, acontece o módulo de Barreiras; no dia 14, em Eunápolis e, no dia 17, em Conquista. Os demais módulos e a instalação da unidade produtiva em cada região estão programados para 2016.

A ação faz parte do Programa Mais Árvores da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) que busca incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos (produtos madeireiros e não madeireiros). Neste projeto, a CNA tem o apoio das federações de agricultura, Senar regionais, sindicatos rurais e instituições parceiras, como a Abaf (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal).

A metodologia consiste na implantação de uma unidade produtiva florestal em cada região, em propriedade de produtor parceiro, que será a vitrine florestal e local de realização de cinco módulos do programa: 1. Sistemas agroflorestais e solos florestais; 2. Manejo florestal para usos múltiplos; 3. Legislação florestal, CAR e oportunidades de renda nas áreas de reserva legal; 4. Linhas de crédito e certificação florestal; 5. Gestão da propriedade rural.

O evento terá início às 8h, com credenciamento e café de boas-vindas para os participantes. Na sequência, acontecerá o workshop com as apresentações do Programa Mais Árvores Bahia, por Wilson Andrade/Abaf; Time Agro Brasil, por Emanuela Paranhos; Programa Mais Árvores, por Camila Braga/CNA, Silvicultura como Oportunidade de Negócios; Manejo para usos múltiplos e SAF/ILPF; Solos e Variedades Florestais, por Pedro Francio Filho/Unisafe Consultoria e, por último, Gestão da Propriedade Rural; Rentabilidade de madeira para usos múltiplos; Linhas de crédito, por Diego Oliveira/Centro de Inteligência em Mercados (UFLA). Logo após, haverá almoço e visita técnica a uma área florestal da BSC/Copener.

Programa Mais Árvores Bahia

“O Programa Mais Árvores Bahia está avançando bem em seus dois segmentos de trabalho: o Projeto Indústria, que tem como objetivo a implantação de polos madeireiros, e o Projeto Produção, que tem início neste mês, com a realização do Programa Mais Árvores da CNA, que inclui os Dias de Campo”, explica o diretor executivo da Abaf Wilson Andrade.

“O Mais Árvores Bahia trabalha com os vértices do triângulo compreendido por produtores de madeira, compradores e processadores de madeira e consumidores finais no estado, através das revendas de madeira, indústrias de móveis e construção civil”, completa Wilson.

Fonte: BSC Copener – Comunicação Corporativa

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje