Alagoinhas: Professores da rede municipal recebem formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), em articulação com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e o Ministério da Educação (MEC) está promovendo Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, para professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ciclo da infância. O curso segue até 17 de dezembro e está sendo realizada na Escola Irene Andrade.

A formação tem como proposta dar continuidade às ações do PNAIC e aprimorar as práticas dos professores nas áreas de linguagem e matemática. De acordo com informações da SEDUC, o Pacto prevê a realização das atividades durante o biênio 2013/2014, sendo que o ano passado foi destinado à área de letramento e linguagem. Em 2014, a ênfase está sendo dada a matemática, através de jogos didáticos, aplicados em sala de aula.

Uma das orientações do curso é para os professores organizarem espaços voltados para a matemática, para que os alunos possam desenvolver a matéria de forma lúdica e criativa. O espaço é chamado de Cantinho da Matemática.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje