Preso na Lava Jato, Bumlai vai para prisão domiciliar com tornozeleira

pf-prende-pecuarista-jose-carlos-bumlai

O juiz federal Sérgio Moro autorizou nesta sexta-feira (18) que o pecuarista José Carlos Bumlai seja transferido para prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Preso preventivamente, o prazo da domiciliar concedida por Moro a Bumlai tem prazo de três meses, quando o caso deve ser reavaliado.

Segundo a advogada Daniela Meggiolaro, Bumlai foi diagnosticado com um câncer na bexiga. Meggiolaro disse que, conforme os médicos, o ambiente carcerário não é adequado para o tratamento que ele necessita e por isso havia pedido a transferência.

Segundo a defesa de Bumlai, o tratamento da doença envolve ações semanais, e que, com 71 anos, a manutenção dele na prisão pode afetar a eficiência dos procedimentos. A saída da prisão foi marcada para o dia 21 de março.

Ao analisar o caso, Moro afirmou que o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou a favor do tratamento, mas sem a revogação da prisão, uma vez que Bumlai poderia ser internado durante o período do procedimento. “De fato, não há uma absoluta incompatibilidade entre a manutenção da prisão preventiva e do recolhimento ao presídio com a necessidade de tratamento de José Carlos Marques Bumlai”, observou Moro.

“Não obstante, considerando especialmente que trata-se aqui ainda de prisão provisória e conjugando-se os dois fatores, elevada idade e o acometimento de doença grave, a prudência recomenda, para evitar que o recolhimento ao cárcere comprometa de qualquer forma o êxito dos cuidados médicos recomendados, a concessão a ele de tratamento mais leniente, enquanto durar o tratamento”, considerou o juiz.

De acordo com a determinação judicial, Bumlai terá autorização apenas para saídas que envolvam intervenção cirúrgica, internação,aplicação de medicamentos, consultas e providências médicas em geral.

“Deverá a Defesa informar com antecedência a este Juízo as saídas necessárias para fins de controle. Evidentemente, também autorizadas eventuais saídas, sem prévia comunicação, em caso de emergências médicas”, consignou Moro, que ainda pediu atualizações semanais sobre o tratamento.

A defesa de Bumlai deverá entregar o passaporte à Justiça até o dia 21 de março – data para qual está marcada a saída dele da prisão e a colocação da tornozeleira.

O pecuarista está detido no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde outros presos da Lava Jato cumprem prisão preventiva e já começam a pagar penas por processos em que foram condenados.

O Complexo Médico-Legal recebe os doentes que precisam de internamento, os idosos e as gestantes do sistema prisional. Além disso, policiais e agentes penitenciários presos e detentos com curso superior também podem ficar no local. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).

Fonte:G1

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo