Presidente Dilma Rousseff visita a Bahia pela terceira vez em 2015

Dilma
A Bahia, além de abrigar a Base Naval de Aratu, onde a presidente Dilma Rousseff costuma tirar alguns dias de descanso, é também um reduto eleitoral importante na estratégia política do PT, que está com o quarto mandado na presidência do Brasil.

As viagens da presidente têm sido uma tentativa de reaproximação das suas bases políticas, da militância e de aliados. A baixa popularidade da petista registrada em algumas pesquisas acendeu o alerta vermelho e tem levado a dirigente a correr o país inaugurando obras e participando de atos como o que ocorre hoje em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde a empresa Basf inaugura sua fábrica com investimento orçado em R$ 2 bilhões.

Foi na Bahia que Dilma angariou nada menos que 5 milhões de votos, cerca de 70% dos votos válidos, ao derrotar o senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno no ano passado. No primeiro turno, apesar da pulverização de candidaturas, Dilma ainda teve 61% dos votos no estado.

Em fevereiro, Dilma esteve em Feira de Santana participando da entrega de um conjunto do programa Minha Casa Minha Vida. Já no dia 11 deste mês a petista esteve na capital baiana na abertura do 5º Congresso Nacional do PT, onde fez afagos ao seu partido, a aliados e aos movimentos sociais. “Eu sei que posso contar com o PT, com os partidos aliados e com os movimentos sociais que nos ajudam a dar continuidade a esse projeto que faz parte não apenas dos nossos sonhos, mas dos nossos esforços”, discursou a presidente durante o evento.

Na opinião do presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a vinda da presidente hoje em Camaçari é um reforço do “compromisso de Dilma com o estado”.

“Tem sido bom para a gente essa atenção que ela tem dado à Bahia, porque são posicionamentos políticos. Essa inauguração tem uma importância vital para a Bahia, pois são dois bilhões de reais investimentos”, lembra Anunciação. De acordo como dirigente partidário, a imagem da presidente vai também privilegiando PT e aliados a nível estadual. “Ficamos gratos pelo carinho e atenção que ela tem demonstrado ao estado. Isso se consolida à medida que ela vai retribuindo o compromisso com o povo baiano e é óbvio que os partidos que nos apoiaram vão ter o privilégio de reforçar essa relação”, pontuou o presidente do PT .

Para o deputado federal baiano e vice-líder do PT na Câmara Federal, Afonso Florence, a inauguração da fábrica com a participação da presidente mostra a “pujança” econômica que a Bahia tem. “É preciso destacar a prioridade dada pela presidenta à Bahia e também a pujança econômica do nosso estado. Vale também ressaltar a sintonia dela com o governador Rui Costa e o ministro da Defesa Jaques Wagner. Veja que ela vem inaugurar uma fábrica, algo do setor privado, em um momento de crise econômica. Temos uma economia muito dinâmica e já não é a primeira vez que temos investimentos privados de grande relevância”, lembrou Florence.

O parlamentar aponta, assim como o presidente do PT baiano, que a vinda de Dilma reforça a relação com os partidos aliados no estado. “Os quadros políticos do partido e de aliados já estão muito fortes e a tendência é consolidar e ampliar, inclusive em Salvador. Isso não está sendo pensado por nós, mas nenhum governador fez tanta obra em Salvador como o governador Rui Costa, tinha sido Wagner e agora está sendo Rui. Tanto a dinâmica com o ex-presidente Lula como a dinâmica da presidente Dilma colocam a liderança do governador como decisiva para as eleições de 2016”, frisou o petista.

A empresa alemã Basf vai inaugurar seu complexo acrílico e será a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul.

A indústria vai oferecer matéria-prima para empresas especializadas em produtos de higiene, tintas, entre outras. Segundo o governo petista, neste ano, três fábricas já foram inauguradas na Bahia, todas no segmento de energia eólica, devido ao programa de atração de investimentos do estado: a Torres Eólicas do Nordeste, em Jacobina, além da Gamesa e a Acciona, ambas em Camaçari.

Fonte: TB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo