Prefeitura promove atividades de relaxamento e humanização voltadas a profissionais da saúde

Com foco em promover momentos de relaxamento, reflexão e intervenções de combate ao estresse voltadas aos profissionais da saúde, a Prefeitura retomou, esta semana, o projeto “Cuidando do Cuidador”, que tem como foco proporcionar interações, compartilhamento, vivências e experimentação entre profissionais da área fora da rotina de atendimentos e do ambiente de trabalho.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, Valeriana Farias, as atividades são desenvolvidas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e assistentes sociais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a proposta, segundo ela, é promover, para os profissionais que lidam diariamente com o sofrimento das pessoas, um momento de cuidado, escuta, autoconhecimento e construção coletiva.

Foto: Divulgação/SESAU

Foto: Divulgação/SESAU

“É um projeto que já existia e que resolvemos retomar justamente com esse intuito de cuidar um pouco de quem cuida da gente. Inicialmente, a intenção é realizar os encontros com profissionais da Atenção Básica, que é a porta de entrada do sistema. Hoje, enfermeiros, agentes comunitários, médicos e técnicos de enfermagem de 3 unidades de saúde da família participaram. Fizemos uma breve apresentação, refletimos sobre o papel de cada um no trabalho em equipe, falamos sobre sonhos, objetivos a longo prazo e sobre como externar emoções. A aceitação tem sido bem legal”, pontou Valeriana Farias, especialista em terapia cognitiva e comportamental.

Foto: Roberto Fonseca

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, enfatizou que a ação faz parte da proposta de humanização e cuidado junto aos profissionais que lidam cotidianamente com decisões importantes, contato direto com o público, extensas jornadas de trabalho e situações de estresse.

A previsão é de que os encontros sejam realizados semanalmente, às quartas e quintas-feiras. Nesta quinta (25), profissionais de outras 3 unidades de saúde da família devem participar da ação, realizada na Faculdade Santíssimo Sacramento.

Foto: Roberto Fonseca

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informou que o projeto deve se expandir também para profissionais da alta e média complexidade no âmbito municipal.

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo