Prefeitura entrega certificados de mais uma etapa de cursos gratuitos pelo Projeto Qualificação e Emprego

A vontade de começar vida nova é comum aos cerca de 200 jovens e adultos que receberam, nesta sexta-feira (16), os certificados de mais uma etapa dos cursos do Projeto Qualificação e Emprego da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), oferecidos gratuitamente, por meio de contrato celebrado com a Líder Cursos.

Marcada por alegria e muita emoção, a entrega foi realizada pelo secretário da SEMAS, Alfredo Menezes, na Câmara de Vereadores, com a presença da maioria dos concluintes, do Ouvidor do Município, David Ribeiro, representando o prefeito Joaquim Neto, do proprietário da Líder Cursos, Joselito Cardoso, da diretora de Inclusão Social, Leidiane Oliveira, da coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Ana Matos, do presidente da Câmara, Roberto Torres, vereadores e professores.

Foto: Roberto Fonseca

Com carga horária de 36 horas, foram ofertados cursos de Cabeleireira, Informática, Técnicas de MDF, Assistente Odontológico, Eletricidade Básica, Auxiliar Plataformista, Atendente de Farmácia, Montagem e Manutenção de Micro e Técnico em Vendas.Também foram abordados temas de conhecimento nas áreas de tendências do mercado de trabalho, competências comportamentais, comunicação interpessoal e entrevistas de emprego.

Foto: Roberto Fonseca

Mais do que qualificar, os cursos realizados na Líder Cursos – que já beneficiaram aproximadamente 500 alunos– representa um passo importante para adquirir mais confiança para enfrentar o concorrido mercado de trabalho. “Quando a gente dá oportunidade e as pessoas abraçam, nós temos a sensação de estarmos melhorando a vida das pessoas. Percebemos um potencial grande na nossa cidade e a dedicação da Prefeitura com a criação de parcerias para qualificação, com a execução de programas que encaminham para o mercado, aliado ao trabalho de atração de empresas como mecanismos para incentivar a criação de empregos contribuem de maneira significativa para o crescimento da economia do município”, destacou o secretário Alfredo Menezes.

Além de moradores da sede, o programa também beneficiou alunos das comunidades rurais de Boa União, Riacho da Guia, Fazenda Espuma, Fazenda Pedra de Cima, Fazenda Conceição, Calu, Cangula, Fazenda Uruba, Fazenda Encantado, Oiteiro, Narandiba e Ponto do Beiju. Para Antônia Rodrigues de 45 anos, moradora do distrito de Boa União, a capacitação abriu novos caminhos e possibilidades. “Além de ter aprendido no curso de Técnicas de Vendas, que o trabalho que faço há quase de 20 anos tem nome certo, “Consultora de Vendas”, hoje, eu consigo me comunicar com clareza, fazer um atendimento melhor e fidelizar mais clientes. Esta oportunidade me ajudou muito e com certeza terei mais lucro a partir de agora”, disse Antônia.

Foto: Roberto Fonseca

Darlan Teles, de 18 anos, também comemorou o certificado como mais uma etapa para seu crescimento profissional. No ponto do Beiju, Darlan atua como vendedor de frutas e o curso de manutenção de micro o encorajou a buscar novas oportunidades . “A gente ficou sabendo pelo pessoal da SEMAS que iam ter esses cursos e no inscrevemos. Em relação à aprendizagem, eu não tenho o que reclamar, o curso é bom, os professores também, e realmente aprendemos muitas coisas”, garantiu.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo