Prefeitura entrega certificados de curso de Informática a moradores do Urupiara

Foto: Jhonatas Almeida

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), concluiu mais uma etapa do Projeto Técnico Social (PTS) no Urupiara, com a entrega, na noite desta sexta-feira (27), de 60 certificados de conclusão do Curso de Informática. Colocado em prática na gestão do prefeito Joaquim Neto, o PTS  executa um conjunto de ações de natureza socioeducativa, adequadas à realidade socioeconômica e cultural dos cerca de 4.500 moradores do conjunto, tendo em vista garantir a efetivação dos direitos sociais, a melhoria da qualidade de vida, geração de renda e entretenimento.

A solenidade de entrega dos certificados contou com as presenças do secretário de Assistência Social, Alfredo Menezes, da coordenadora municipal de Habitação, Jaqueline Braz, do diretor da instituição executora do PTS, a Fundação Antonio Almeida e Silva (FUNDAL), Prof. Antônio Almeida, da diretora de Inclusão Social, Leidiane Oliveira, do presidente da Associação de Moradores , Sinval Almeida, equipes técnicas da Semas, da Fundal e comunidade geral.

Para a construção do PTS, a SEMAS realizou diversas reuniões com a então recente formada Associação de Moradores do Urupiara, nas quais, pela primeira vez, os anseios e necessidades das famílias foram ouvidos. Assim, desde o início dos trabalhos, em janeiro de 2019, foram realizadas palestras sobre a correta utilização dos imóveis e equipamentos comunitários, Plantão Social, com cadastro e atualização de cadastro no CadÚnico, atendimentos de saúde com clinico geral e dentista, sessões de cinema (Cinema na Praça), oficina de Capoeira e de Inclusão Digital.

Até o final do ano, o projeto também vai oferecer oficinas de futebol, Noções de Higiene Educação Sanitária e Ambiental, empreendedorismo, teatro, atividade física e corporal, planejamento orçamentário, cursos de operador de Empilhadeira, Eletricista, Cabelereiro, Manicure, Artesanato, apoio na adesão de moradores à Associação, Gincana Social e Feira da Cidadania.

Foto: Jhonatas Almeida

“É um projeto de grande impacto para os moradores do Urupiara, o primeiro conjunto do Minha Casa, Minha Vida de Alagoinhas a receber essas ações, e os todos estão gostando muito. É uma iniciativa nunca vista no município e que, com certeza, vai deixar um grande legado na nossa comunidade, porque hoje em dia é muito difícil ter um  curso gratuito e muitos vão poder se profissionalizar, além da prefeitura ter dado a oportunidade dos moradores terem uma participação direta na escolha das atividades” , disse o presidente da Associação, Sinval Almeida.

Foto: Jhonatas Almeida

Uma das beneficiárias do Projeto Técnico Social é a operadora de caixa desempregada Daiane  Maia, de 33 anos. “Como eu sempre trabalhei no comercio, aproveitei a oportunidade dessa capacitação gratuita para aprender um pouco mais. Aprendi muitas coisas que eu posso usar para conseguir um novo trabalho”, disse Daiane. “ Me aprimorar no Word e em outros programas foi essencial para minha vida de estudante e para futuros trabalhos”, conta Bárbara Santos da Silva, de 15 anos.

Foto: Divulgação

“Cidadania é possibilitar a realização dos sonhos e o Projeto Técnico Social é tão importante quanto o benefício da casa própria. Com muito empenho e com total apoio do prefeito Joaquim Neto, conseguimos resgatar o recurso, elaborar o projeto junto com os moradores e, desde então, temos angariado resultados positivos na gestão comunitária, contribuído com a harmonia entre os moradores e proporcionado meios para a melhoria da melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias. Vamos seguir trabalhando para que estas ações cheguem a outros conjuntos habitacionais do município”, declarou o secretário Alfredo Menezes.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo