Prefeitura de Alagoinhas, COOPEMA e vereadores discutem desenvolvimento sustentável na agricultura

REUNIÃO SEAGRI 1

O Projeto Agricultura Familiar e Meio Ambiente em Unidades Produtivas de Alagoinhas foi tema de discussão na segunda-feira, 18, em reunião que envolveu o secretário de Agricultura, Jenser Souza, membros da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas (COOPEMA) e os vereadores alagoinhenses Djalma Santos (PRB) e Luciano Sérgio (PT). 

O projeto tem como principal objetivo promover a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares  vinculados à economia solidária do município de Alagoinhas, por intermédio da implantação de unidades da cadeia produtiva integrada com a agroindústria, mantendo a preservação da identidade local, sabores e fazeres regionais das comunidades rurais do município, abrangendo atividades de agricultura, horticultura, fruticultura e beneficiamento de alimentos através de sistema cooperativista. 

Entre as contribuições do projeto estão a elevação da renda per capta dos agricultores familiares, a ampliação da criação de frango caipira, cultivo da mandioca e implantação de agroindústrias rurais em comunidades de acordo com a identidade local.

Jenser disse que o encontro foi o primeiro passo para tirar o projeto do papel. Segundo ele, a prefeitura vem se mostrando sensível  à pecuária e agricultura no município, proporcionando ao homem do campo apoio do governo municipal.  “O nosso trabalho vem sendo pautado em iniciativas que valorizem o produtor rural. Muito já foi feito, mas há muito por fazer, mas avançamos”, comentou o secretário, acrescentando “que a iniciativa vai possibilitar capacitação, suporte aos produtores, distribuição de mudas, recuperação de áreas degradadas e matas ciliares.”

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação –  Foto: SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje