Prefeitura avança com intervenção histórica na Avenida da Leste

A Prefeitura avança com as obras de drenagem e pavimentação na Avenida da Leste. Após executar o estudo topográfico, aplicar questionários de intervenção social, instalar caixas de passagem – fundamentais no direcionamento das águas pluviais – e realizar operações de drenagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN) deu início, neste sábado (20), à etapa de pavimentação asfáltica. Com investimento de mais de R$ 400 mil reais, a intervenção, inédita na história da cidade, chega para solucionar problemas de acessibilidade que se estendiam há mais de 5 décadas, atendendo a uma solicitação antiga da comunidade.

Com drenagem urbana, pavimentação, meio fio, passeios e piso tátil, a Avenida da Leste vai facilitar o fluxo de pedestres e veículos para o comércio central de Alagoinhas. (Foto: Roberto Fonseca)

“Vale lembrar que o primeiro passo foi a derrubada do muro que existia aqui, conhecido como ‘muro da vergonha’, que era um pleito dos moradores e comerciantes. Na sequência, iniciamos a execução da obra, que, neste caso, significa drenagem urbana, pavimentação, meio fio, passeios e piso tátil”, pontuou a secretária municipal de infraestrutura, Maria das Graças Reis, em visita técnica ao local, neste sábado, com o prefeito Joaquim Neto.

Visita técnica à obra da Avenida da Leste (Foto: Divulgação)

A gestora da pasta salientou que a intervenção prevê o revestimento base de 457 metros de avenida e que a requalificação da Leste traz impactos efetivos não apenas para a mobilidade, no local, mas para a fluidez do acesso ao comércio de Alagoinhas. Segundo ela, o intuito é que a via se torne mais uma opção que liga o comércio central com a Rua Renato Bittencourt, na 1ª fase de intervenções, e integre, depois, um projeto maior, que prevê ainda a ligação da Leste ao SENAI, em nova etapa e, em outra fase, operações e atuação das equipes também na área em frente à Estação de Transbordo.

O asfalto chegou, neste sábado (20), à Avenida da Leste. (Foto: Ana Simono)

Segundo o Chefe do Executivo Municipal, Joaquim Neto, que acompanhou de perto o andamento da obra, neste final de semana, a Avenida da Leste constitui parte de grande valor histórico para Alagoinhas e tem como surgimento, no final do século XIX, a construção de trecho de ferrovia da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), conhecida como Ferrovia Leste e habitada, inicialmente, por trabalhadores da empresa. De acordo com o prefeito, a intenção é que essa via tenha o seu valor histórico reconhecido e que contribua para melhorar significativamente a trafegabilidade de pedestres e veículos. “Investimos em asfalto de qualidade, CBUQ, que é hoje um dos tipos de revestimento mais utilizados nas vias urbanas. É mais um compromisso que sai do papel para se tornar realidade. Aqui era um local estreito, onde os carros passavam com muita dificuldade, e me sinto feliz por estarmos colocando em prática o planejado, melhorando a condição de acesso e circulação das famílias”, ressaltou Joaquim Neto.

A Avenida da Leste tem agora aproximadamente 7 metros de largura, e as equipes seguem atuando, neste fim de semana, para a pavimentação asfáltica da via.

Confira as imagens deste sábado, na Avenida da Leste:

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Divulgação

Foto: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo