Prefeito Joaquim Neto e “Educar pra Valer” se reúnem para avaliação do programa no município

O prefeito Joaquim Neto e a equipe da Secretaria de Educação (SEDUC) se reuniram, nesta quarta-feira (28), na sede da secretaria, com a equipe da Associação Bem Comum, organização com a qual a prefeitura tem parceria para a prestação de consultoria gratuita nas áreas pedagógica e de gestão, visando a melhorias na Educação Básica do município, por meio do programa “Educar Pra Valer”. O encontro teve como principal objetivo, a avaliação das etapas que já foram desenvolvidas por meio da iniciativa, que tem contribuído, principalmente, em três eixos de atuação: formação continuada, currículo e avaliação.Participaram da reunião, o secretário de Educação , Jean Afonso, a subsecretária da pasta, Keite Lima, a coordenadora pedagógica municipal Suyane Cristina , o líder da Associação Bem Comum, Veveu Arruda e técnicos do programa.

Foto: Divulgação SEDUC

Contemplada por atender aos critérios que dizem respeito ao engajamento da gestão municipal em favor da educação de qualidade, Alagoinhas é uma das cinco cidades baianas a contar com o programa.”Não estamos aqui com soluções mágicas, e sim, para aprender com os dirigentes locais, diretores e professores, a construção de uma nova atitude que traga efetivamente a alfabetização. Há muitos anos que não vem sendo produzindo resultados práticos que alfabetizem as crianças de Alagoinhas na idade certa e o ativo mais importante aqui é a motivação dos professores e lideranças para enfrentar os grandes desafios que detectamos na rede.  O prefeito Joaquim Neto, enxergando essa deficiência, vem buscando meios para mudar esta trajetória e estamos aqui para contribuir” , explica Veveu Arruda.

O método do programa consiste no conhecimento da realidade, por meio da avaliação externa, etapa já cumprida no município, depois, na elaboração do plano de ação com o estabelecimento de metas, que leva em consideração escola por escola, sala por sala e aluno por aluno. O passo seguinte  será a criação de mecanismos de qualificação de todos que são responsáveis por este caminho.

“Não são informações genéricas, trata-se de avaliações das necessidades de cada aluno, com formação do professores, depois, o estabelecimento de instrumentos de cooperação entre as escolas e de um grupo de acompanhamento com pessoas das secretarias que estarão presentes nas unidades para estimular os participantes a produzirem os melhores resultados”, continuou Arruda.

Foto: Divulgação SEDUC

“Muito feliz com com o reconhecimento do potencial da nossa equipe e do trabalho que realizamos na área.Esta é mais uma parceria  que firmamos para fortalecer a educação municipal e elevar os indicadores da educação básica”, disse o prefeito Joaquim Neto.

“Educar pra Valer”

O programa visa prestar cooperação técnica nas áreas pedagógica e de gestão, tendo por base, os resultados referenciados na experiência da cidade cearense de Sobral, primeira colocada do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Executado pela Associação Bem Comum e patrocinada pela Fundação Lemann, a iniciativa é liderada por Veveu Arruda (ex-prefeito de Sobral). Atualmente, 25 cidades participam do programa, e segundo a Associação, o objetivo é que 50 sejam contempladas até 2020.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo