Prefeito de Entre Rios participa de Feira Nacional em Fortaleza

FERNANDO MADEIROL 1

Ações sustentáveis de reaproveitamento da casca do coco verde, mercado e perspectivas da cultura do coco – tanto no cenário nacional como internacional – além de formas de irrigação com energias renováveis são alguns dos temas abordados na segunda edição da Feira Nacional do Coco (Fenacoco), realizada entre os dias 26 a 28 de agosto, no Marina Park Hotel, em Fortaleza.

Em 2012 o Prefeito de Entre Rios, Fernando Almeida de Oliveira, assinou o Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual da Agricultura com o objetivo de fomentar a cultura do coco no município de Entre Rios. A participação do Prefeito Fernando na FENACOCO é passo importante na inserção da produção do coco na economia do município, trocando experiências com empresários, pesquisadores, ambientalistas, estudantes e renomados palestrantes de outras partes do mundo.

Em 1990, o Brasil ocupava a 10° posição no ranking mundial de produtores, com uma produção ao redor dos 477 mil toneladas de coco. Atualmente, o País é o 4º maior produtor mundial – com uma colheita de aproximadamente 2,8 milhões de toneladas, em uma área de 287 mil hectares de coqueiros.

Esta condição de destaque do Brasil no cenário mundial de produção de coco ganha maior dimensão quando se leva em conta a posição do País dentre os produtores da América do Sul, região na qual a produção brasileira é responsável por mais de 80%, de acordo com pesquisa da FAO de 2011.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje