Publicidade da Itaipava no Carneirão causou stress entre Prefeitura de Alagoinhas e FBF – Exclusiva

CARNEIRAO 2A colocação de uma placa publicitária da Itaipava na entrada principal do Estádio Antônio Carneiro (Carneirão) na madrugada de quinta-feira passada causou grande stress entre Prefeitura de Alagoinhas e a Federação Baiana de Futebol (FBF).

A placa, como pode ser comprovado na foto publicada pelo Alagoinhas Hoje, tinha o brasão da Prefeitura. Após grande tensão, a placa foi retirada na noite de sexta-feira.

Segundo uma fonte que conversou com o editor do site, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, ligou para o prefeito na quinta-feira e o diálogo não foi dos melhores. A federação exigiu que a placa fosse retirada imediatamente porque sua colocação infringiu o acordo assinado entre a entidade que comanda o futebol na Bahia e os clubes, que impede a exposição de marcas de concorrentes de patrocinadores do campeonato nas proximidades dos estádios.

A Brasil Kirin, antiga Schincariol, é uma das patrocinadoras do Baianão 2013. Tem contrato de três anos com a FBF.

Wilson Paim, diretor da FBF, em conversa com o editor do site no início da tarde de ontem disse não ter tido conhecimento da conversa do presidente com o prefeito. Ednaldo está em Londres chefiando a delegação da seleção brasileira e não foi possível fazer contato com ele.

O presidente do Atlético, José Aparecido Ferreira, afirmou ao site que recebeu ligação do presidente da FBF para tratar da questão. Segundo ele, duas situações foram colocadas pelo dirigente: se a placa não fosse retirada o jogo de hoje seria transferido do Carneirão para outra praça esportiva; a manutenção da publicidade da Itaipava resultaria em penalização do Atlético, que não receberia parte da cota a que tem direito do patrocínio da Brasil Kirin.

Ferreira salientou que ligou para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, André Nunes, que prontamente atendeu à exigência da FBF sem colocar qualquer obstáculo.

O editor do site tentou falar por duas vezes com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer e não conseguiu. Ontem e hoje foram realizadas duas ligações para o número do celular corporativo da Prefeitura de Alagoinhas e o “aparelho” estava na caixa.

Registre-se que os números dos celulares dos secretários foram cedidos ao Alagoinhas Hoje pela chefia de Gabinete.

O episódio impõe algumas perguntas.

1) Quem autorizou a Itaipava colocar a placa publicitária na entrada do Carneirão?

2) Quem autorizou a utilização do brasão da Prefeitura de Alagoinhas em uma placa publicitária de uma empresa privada?

3) Houve por parte do poder público algum objetivo de beneficiar a Itaipava mesmo ao arrepio do regulamento da FBF?

4) Os articuladores desta desastrada ação de marketing conheciam os limites legais que a impediam de prosperar?

5) A exposição da placa publicitária foi autorizada em razão de alguma contrapartida da Prefeitura à empresa?

A Prefeitura de Alagoinhas e a Cervejaria Petrópolis precisam se explicar.

Embora desastrada, está claro que a ação de marketing foi pensada e colocada em prática com a concordância de alguém muito importante na administração municipal.

Quem foi?

Maurílio Fontes 

Editor do Alagoinhas Hoje

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje