Assembleia Legislativa faz Sessão Especial para comemorar centenário de Fernando Sant’Anna

O centenário de Fernando Sant’Anna, ex-deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), será comemorado durante Sessão Especial, nesta quinta-feira (1), às 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia. Gilka Sant’Anna, viúva e companheira de Fernando, receberá também a Comenda 2 de Julho, maior honraria do legislativo baiano. A concessão da comenda para o ex-deputado foi aprovada nesta quarta-feira (30) pelos parlamentares durante sessão extraordinária na Assembleia.

A iniciativa é do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nascido em 1915, no município de Irará, Fernando Sant’anna foi referência na formação de uma geração de políticos da esquerda baiana. Destacou-se como um dos articuladores da campanha “O Petróleo é Nosso”. Foi deputado constituinte e importante liderança do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Lutou contra a ditadura militar e foi um dos primeiros opositores cassados pelo regime.

Para Joseildo, a homenagem é uma forma singela de celebrar a altivez e a contribuição de Fernando para o fortalecimento da democracia. “Um político nato, de convicções firmes e que sempre pautou sua vida pública na defesa da democracia, da justiça social e dos interesses do país”, destacou.

Dados e Biografia

Nome: Fernando dos Reis Sant’Anna

Profissão: Engenheiro

Nascimento: 10/10/1915

Cidade de Nascimento: Irará

Estado: Bahia

País: Brasil

Nome do Pai: Pompílio de Sant’Anna

Nome do Mãe: Genésia dos Reis Sant’Anna 

Formação Educacional: Cursou o primário em Irará, o Ginásio no Ginásio da Bahia; co-fundador do Grêmio Estudantil Ernesto Carneiro Ribeiro, Salvador-BA. Formou-se em Engenharia pela Escola de Engenharia da Bahia, 1944, Salvador; presidente da Associação dos Universitários da Bahia, 1941, e presidente da União dos Estudantes da Bahia; co-fundador da União Nacional dos Estudantes – UNE; relator do Primeiro Congresso Nacional de Estudantes, 1942; eleito vice-presidente da UNE, 1942.

Atividade Profissional: Mudou-se para Salvador em 1932. Fundou a Empresa ETECLA. Engenheiro-chefe da Planificação e Construção de Escolas Públicas do governo Octávio Mangabeira na Bahia, do Segundo Distrito Bahia e Sergipe do Ministério da Aeronáutica, do 2º Distrito da III Zona (atual III Comando Aéreo Regional), no Rio de Janeiro-RJ. Exilou-se por 15 anos no Leste Europeu, retornou ao Brasil e à sua vida profissional em 1965. Eleito deputado federal, pelo PTB, 1959-1963; reeleito, 1963-1967, cassado e seus direitos políticos suspensos por 10 anos; eleito deputado federal pelo PMDB, 1983-1987 e reeleito Constituinte pelo PCB, 1987-1991.

Condecorações: Condecorado em Varsóvia durante a missão do Ministro San Tiago Dantas, 1961.

Missões: Membro da delegação brasileira à Conferência Interparlamentar, Roma, 1961; membro da delegação brasileira chefiada pelo ministro San Tiago Dantas, Varsóvia, 1961; membro da delegação brasileira à Angola, 1962; membro da delegação brasileira à reunião do Conselho da União Interparlamentar, em Roma, 1962; membro da comitiva oficial à República Portuguesa e à República do Cabo Verde, 1986; membro da delegação do Grupo Brasileiro do Parlamento Latinoamericano à VIII Conferência Euro-Latino-Americana, em Lisboa, Portugal, 1987; membro da delegação brasileira, representante da Câmara dos Deputados, à 80ª Conferência Interparlamentar, em Sofia, capital da Bulgária, 1988. Participou do Seminário “As perspectivas da Europa unificada e a integração Latino-americana”, Brasília, 1990.

Informações Adicionais: Militante do PCB ainda estudante do Ginásio da Bahia. Comunista histórico. Presidente dos Movimentos dos Partidários da Paz, em Salvador e do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo. Resolução n º 1.377, publ. no D. L. de 23/12/2005 em 22/12/2005.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo