PF cumpre sete mandados de prisão em sete cidades baianas

pf

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem em cidades do nordeste baiano, na manhã desta quarta-feira (19), sete mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Paulo Afonso, no norte.

Segundo a corporação, a segunda fase da operação “Prima Facie” ocorre nos municípios de Araci, Crisópolis, Euclides da Cunha, Monte Santo, Paripiranga, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias.

As investigações apontaram o favorecimento de um mesmo grupo empresarial em licitações do transporte escolar. Ainda de acordo com a PF, grande parte das empresas é registrada em nome de “laranjas” que se revezam no controle do serviço nos municípios “parceiros” para despistar a fiscalização.

Outras prestadoras de serviços que compõem o esquema tinham o propósito de dar cobertura ao processo. Elas participavam de forma figurativa dos pleitos com preços mais altos para dar credibilidade às licitações.

As fraudes envolvem os recursos Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE/FNDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e estão sob a mira da Justiça desde 2011 a partir de investigações no município de Santa Brígida, também no nordeste.

Em novembro de 2015, as apurações levaram a PF a novos focos de desvios na cidade de Cansanção, na mesma região, o que levou a corporação a montar a operação “Making Of”. Um mês depois, ocorreu a primeira fase da “Prima Facie”, baseada no avanço das investigações.

Após serem autuados, os envolvidos responderão pelos crimes de fraude à licitação, peculato, que é o desvio de verba pública, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo