Petrobras admite que empregados da estatal receberam propina da SBM

Petrobras

A Petrobras admitiu nesta segunda-feira, 17, pela primeira vez, que “empregados ou ex-empregados” da estatal receberam propina da empresa holandesa SBM Offshore, responsável pelo aluguel de embarcações para a petroleira. Segundo a presidente da estatal, Graça Foster, desde maio a companhia foi informada pela empresa holandesa do pagamento de propina. A executiva afirmou que “imediatamente” suspendeu a participação da fornecedora em licitações. A nova versão contraria os resultados da primeira auditoria interna sobre o tema, feita entre fevereiro e março.

Representantes da estatal chegaram a viajar à Holanda e aos Estados Unidos em busca de informações, sem sucesso. Na época, a petroleira informou que não havia encontrado indícios de irregularidade nos contratos de aluguel de plataformas com a empresa. “Passadas algumas semanas, alguns meses, eu fui informada de que havia, sim, pagamentos de propina para empregado ou ex-empregado de Petrobras”, disse Graça Foster, em coletiva de imprensa na manhã de hoje.

A executiva teria recebido um comunicado e também uma ligação de representantes da SBM informando sobre o pagamento de “comissões”. Os funcionários envolvidos e os valores pagos não foram informados. O caso foi citado pela executiva como exemplo de “informação avassaladora” que atestaria a necessidade de sanção à empresa envolvida mesmo antes de concluídas as investigações oficiais sobre as denúncias. Desde a revelação, em maio, a SBM não participa de licitações da estatal. “Não vamos interromper os contratos com ela nem com outras empreiteiras que trabalham conosco até que tenhamos informações tão avassaladoras a ponto de encerrar contratos”, disse Graça. “Ela (SBM) oficializou para nós que corrompeu empregados da Petrobras, então não tem menor chance de continuar trabalhando conosco até que tudo esteja esclarecido”, completou.

Fonte: Estadão

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo