“Pestalozzi não prestou contas e não pode receber repasses”, afirma prefeito Joaquim Neto

Em contato com o editor do site Alagoinhas Hoje na tarde desta terça-feira (22), o prefeito Joaquim Neto afirmou que a Pestalozzi não prestou contas em 2018 e por isso não recebeu os repasses do Ministério da Saúde, cujo valor mensal é de R$200 mil. “A Prefeitura de Alagoinhas é apenas a repassadora, mas sem as prestações de contas não pode creditar o montante, sob pena de rejeição de minhas contas e até a devolução do que for repassado, com meus recursos pessoais”, pontuou o gestor. 

O prefeito afirmou que a instituição, mesmo com apoio da equipe técnica da administração municipal, não conseguiu prestar contas de 10 meses do ano passado. “Reconheço a relevância do trabalho da Pestalozzi, mas sem as devidas prestações de contas o poder público não tem como repassar os recursos”, disse Joaquim Neto, acrescentando “que o montante mensal tem que ser investido na área de atendimento clínico, o que não estaria acontecendo”. 

Com as presenças da direção da Pestalozzi, dos vereadores Luciano Sérgio, Roberto Torres e componentes da equipe técnica da prefeitura, o prefeito realizou no ano passado reunião para tratar da questão da entidade e buscar alternativas que garantissem o fluxo normal dos repasses. “No entanto, sem as prestações de contas a administração municipal ficou engessada e impedida legalmente de repassar os recursos”, garantiu. 

Joaquim Neto salientou que não quer politizar a questão, mas diante da repercussão de postagens nas redes sociais sobre uma suposta má vontade do governo municipal com a Pestalozzi resolveu se manifestar publicamente. 

A área técnica da Prefeitura de Alagoinhas deverá se manifestar ainda hoje sobre o caso por meio de release da Secretaria de Comunicação (SECOM). 

O vereador Luciano Sérgio (PT), ao contrário do prefeito Joaquim Neto, não procurou o editor do site Alagoinhas Hoje para denunciar ou esclarecer o fato.

Em sua postagem nas redes sociais o petista não mencionou a falta das prestações de contas da Pestalozzi, que segundo o prefeito de Alagoinhas, é de 10 meses em 2018. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo