Pesquisadores criam Centro de Estudos e Pesquisas Sobre Alagoinhas – Exclusiva

Reunidos na Fundação Iraci Gama na tarde desta quinta-feira pesquisadores criaram o Centro de Estudos e Pesquisas Sobre Alagoinhas (CEPEA), que tem os seguintes objetivos: reunir e promover o debate entre pesquisadores da cidade; oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o ensino de História, Literatura, Geografia e de Artes; possibilitar novas perspectivas de apreensão dos conteúdos históricos dos séculos XIX e XX, incentivando o diálogo com o livro didático.

O centro terá, inicialmente, três vertentes de pesquisas: linha ferroviária e relações sociais; memória, literatura e identidade cultural; política, relação de poder e região.

Segundo Eliana Evangelista Batista, assessora cultural da Fundação Iraci Gama, mestra em História e idealizadora do CEPEA, a ideia é compartilhar pesquisas e produção de conhecimento de forma democrática. “O CEPEA vai utilizar também o material de pesquisa já disponível no Centro de Documentação e Memória de Alagoinhas (CENDOMA) da Fundação Iraci Gama”, afirmou, acrescentando que “existe a necessidade de se pesquisar a história da cidade e dividir os resultados com a sociedade”.

A professora Iraci Gama, incentivadora do trabalho dos pesquisadores, acredita que é importante reunir pessoas interessadas em pesquisar a história de Alagoinhas. “Precisamos também acabar com a ideia de que a pesquisa é objeto apenas dos acadêmicos, pois podemos contar com aqueles que de forma autodidata também constroem conhecimento para a sociedade alagoinhense”, disse.

Ela elogiou a iniciativa da professora Eliana Evangelista e salientou que é preciso trabalhar agora para deixar às novas gerações maior conhecimento sobre os vários aspectos que compõem a história de Alagoinhas. “Nosso compromisso é com a cidade”, registrou Iraci Gama.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo