Patrus Ananias busca articulador político para o comando do Incra

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, deve anunciar já nos próximos dias o futuro presidente do Instituto Nacional da Reforma Agrária. O escolhido assumirá o lugar do economista Carlos Guedes, que desde 2012 preside o órgão por indicação de Miguel Rossetto. 

Entre os nomes defendidos pelos movimentos sociais, está o do superintendente regional do Incra em Sergipe, Leonardo Góes. Na avaliação de Ananias, entretanto, seria interessante indicar alguém com um perfil não apenas técnico, mas também com um bom potencial de articulação política.

Neste contexto, outro nome cotado é o da ex-secretária se Planejamento de Sergipe, Maria Lúcia Falcón. Em 2010, ela chegou a ser sondada pela então recém-eleita presidente Dilma Rousseff para assumir o comando do MDA. Por resistência da tendência petista Democracia Socialista, no entanto, a vaga acabou ficando com o petista Afonso Florence (BA).

O comando do Incra é o último passo que falta para Ananias fechar a nata de seu time. Entre outros nomes de sua confiança, o mineiro já conta com o apoio da ex-presidente da Caixa Econômica Federal Maria Fernanda Coelho, que ocupa a secretaria-executiva do Ministério e foi um dos nomes sugeridos à presidente como possível titular da pasta, antes da escolha do mineiro.

Fonte: Poder Online – iG

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo