Pais comemoram evolução dos filhos após aulas de violino promovidas pela SEMAS

Há cinco meses crianças e jovens entre 7 e 17 anos recebem aulas de violino, fruto do projeto Violinos Mágicos, promovido pela prefeitura de Alagoinhas por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). As aulas acontecem no contra turno das aulas regulares nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Boa União, Riacho da Guia, Nova Brasília e Praça do CEU.

O projeto que atende cerca de 120 crianças oferece aulas de teoria musical, práticas e também de práticas de grupo, “desse modo nós desenvolvemos a coletividade e a troca entre eles, além de aspectos socioculturais porque vamos além do ensino da música, trabalhamos a formação de cidadãos. Essa é a orientação do secretário Alfredo Menezes que se preocupa muito não só em dar oportunidades artísticas, já que o violino é um instrumento caro, mas em preparar essas crianças para o futuro”, diz Ulysses Leal, professor de violino.

Em pouco tempo os pais já identificam e comemoram a evolução dos seus filhos. “A aula ajudou muito meu filho, descobri recentemente que ele tem um certo grau de autismo e a única coisa que ele gosta de fazer é a aula de violino. Eu notei que ele fica mais tranquilo aqui, o comportamento dele em casa também mudou e eu acompanho ele também nas aulas”, revela Jeane Gonzaga, mãe de Jonatas Gonzaga de 7 anos.

Além das aulas de violino as crianças recebem acompanhamento psicológico e com assistente social, quando identificada necessidade. “Eu acho que essa é uma das ações mais acertadas da prefeitura porque eu vejo o quanto meu filho se desenvolveu depois que começou as aulas aqui. O professor cobra deles bom desempenho na escola, eles ficam mais disciplinados em casa e aprendem a respeitar mais”, aponta Caroline Brasil, mãe de Adriel e Arthur.

Mesmo que ainda em fase inicial as crianças já demonstram habilidade com o instrumento, tanto que o professor já pensa em preparar uma apresentação com os aulos do CRAS da Praça do CEU, “vejo nossos filhos já mostrando um talento que seria difÍcil identificar porque é caro e nós não teríamos condições de bancar, mas graças a essa ação da SEMAS a gente pode assistir nossos filhos tocando e crescendo longe da violência e da marginalidade, só posso agradecer à prefeitura e a SEMAS”, afirma Daniele Brasil, mãe de Auane e Adrian.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo