Oscar Dourado lança tradução integral d’Os Sonetos’ de Shakespeare

O poeta baiano Oscar Dourado lança nesta terça-feira (1°) “Os Sonetos”, tradução integral dos famosos poemas de William Shakespeare (1564 – 1616), um feito inédito na Bahia e caso raro mesmo em escala nacional.

O lançamento, com sessão de autógrafos, acontece a partir das 18h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

Segundo Dourado, “uma das ideias que nortearam o trabalho foi desenvolver uma tradução que aproximasse ao máximo a complexidade do verso shakespeariano de sua expressão em nossa língua”.

E mais: “Sem ser literal, mas buscando, meticulosamente, abarcar a contribuição semântica de cada termo na constituição de cada imagem, de cada verso, de cada poema. Passar para o português a força e a intensidade da linguagem afetiva dos sonetos foi sem sombra de dúvidas o maior desafio a superar”.

Os Sonetos de Shakespeare foram publicados pela primeira vez em 1609, junto com o poema “A Lover’s Complaint”, pelo editor Thomas Thorpe, em uma edição não autorizada.

Oscar Dourado é também músico e fotógrafo. Já foi diretor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Como poeta já lançou “Silencioso Traço” (2014), entre outros.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento de “Os Sonetos”, por Oscar Dourado
ONDE: Livraria Cultura do Salvador Shopping
QUANDO: 1° de agosto (terça), das 18h às 21h

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje