OMS diz que jovens saudáveis devem ser vacinados contra coronavírus só em 2022

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que jovens saudáveis podem ter que esperar até 2022 para serem vacinados contra o novo coronavírus.

A recomendação foi feita na quarta-feira (14) pela cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, para a OMS, profissionais de saúde, idosos e trabalhadores que lidam com o público mais suscetíveis devem ser os primeiros a serem imunizados quando uma vacina viável estiver disponível.

“As pessoas tendem a pensar que no dia primeiro de janeiro vão tomar a vacina e tudo vai voltar ao normal. Não vai funcionar assim”, afirmou em uma sessão de respostas a perguntas do público

Swaminathan estima que vacinas comprovadamente seguras e eficazes contra Covid-19 podem estar disponíveis no próximo ano, mas ainda não em quantidade suficiente para toda a população.

Mais de dez vacinas estão na fase final de experimentos clínicos, feitos para determinar se são capazes de imunizar e se não provocam efeitos colaterais graves.

Recentemente, o Sage (grupo de especialistas em imunização da OMS) publicou recomendações (no original) sobre como priorizar a distribuição de vacinas entre diferentes grupos de pessoas.

A cientista-chefe disse que, conforme forem sendo aprovadas vacinas, haverá novas orientações.
“A maioria concorda que se deve começar com profissionais de saúde e trabalhadores de linha de frente, mas é preciso definir quais deles estão em maior risco”.

“Precisamos ter certeza de que vacinamos aqueles que estão em maior risco em todos os países antes de vacinarmos todos em alguns países”, afirmou a líder técnica da OMS Maria van Kerkhove, na mesma sessão de respostas, conforme a Folha.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje