O protagonismo dos estudantes paulistas contra os burocratas “alckimistas” – Maurílio Fontes

ESCOLAS OCUPADAS

Em um país cheio de desesperança, no qual o caos parece ser regra na saúde pública, transporte, educação, segurança…… dá gosto ver o protagonismo dos estudantes paulistas em defesa de suas ideias, contrapondo-se à máquina do estado de São Paulo.

Melhor ainda é vê-los completamente distantes de bandeiras partidárias, que via de regra contaminam as lutas de certos segmentos, transformando-as em partidas entre Palmeiras x Corinthians, Flamengo x Fluminense e Bahia x Vitória, quase sempre irracionais por conta das paixões clubísticas.

Em um momento político de completa irracionalidade, a racionalidade dos jovens é um exemplo a ser seguido. O maniqueísmo desta quadra da vida brasileira empobrece o debate e estabelece, para a nossa vergonha, o campeonato de quem é ou foi mais corrupto. 

Os jovens estão unidos por uma causa e contra o descaso governamental que trata a educação como mera estatística, como se os estudantes fossem apenas componentes de uma equação facilmente resolvível pelos burocratas “alckimistas”,  que destoam dos verdadeiros alquimistas da história. Estes nos legaram saberes relevantes e muitas vezes incompreensíveis.

O amálgama que uniu os jovens tem como liga o presente e a preservação do futuro de cada um que enfrentou (e enfrenta) a polícia, as bombas de gás lacrimogênio e a indiferença de parte da classe média paulista, conservadora e alinhada com os ditames estatais.

Se a educação já é ruim, o projeto governamental poderá causar dissabores ainda maiores e impactar negativamente no dia a dia dos estudantes e de suas famílias.

A lição dos estudantes, praticada e aprendida nas ruas, no calor das bombas e no perigo dos embates com uma força policial quase animalesca, é exemplar e reforça os argumentos daqueles que acreditam na juventude como fator de mudança deste país.

Que cada um de nós aprenda a lição. Os estudantes paulistas são, simbolicamente, neste episódio, nossos professores.

Eles vencerão os “alckimistas”. 

As fórmulas dos estudantes se mostram mais capazes de construir a unificação em torno de um tema tão importante para o futuro do Brasil.

Viva a alquimia dos estudantes paulistas. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo