Número de passageiros que usam ônibus registra queda de 9%

buzu-plataforma-2

O número de passageiros que usaram o ônibus como transporte público em 2015 caiu  9% por mês em relação a 2014. A informação é da Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU), que divulgou nesta sexta-feira (12) estudo desenvolvido com base em dados de Salvador e de outras oito capitais do país que representam a maior demanda nacional por esse tipo de transporte.

No grupo de cidades que integram o estudo o volume de passageiros transportados por mês caiu de 382,3 milhões em 2014 para 347,8 milhões em 2015. Segundo o levantamento, se for projetada para o restante do país, a redução de 9% resulta num total estimado em 3,22 milhões de passageiros/dia a menos no sistema de transporte coletivo por ônibus. Para o presidente da entidade, Otávio Cunha, os números resultam da conjugação de fatores como a crise econômica vivida pelo país, o índice de desemprego, a inflação alta e a falta de investimento público no setor de transporte.

Segundo Cunha, uma expressiva parcela da população está deixando de usar o ônibus e não o está substituindo por outro tipo de transporte.

Imposto – Como solução para o setor, o presidente da NTU defende outras fontes de arrecadação além da tarifa cobrada ao passageiro. Um imposto sobre a gasolina está entre as sugestões. “Fizemos uma simulação nacional considerando todo o consumo de combustível, óleo diesel, gasolina, álcool e gás. Com R$ 0,10 de aumento do preço, poderia se reduzir 30% no preço das passagens”, calcula.

Além de Salvador, o estudo considera dados de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje