Nota oficial do Partido dos Trabalhadores

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores emitiu nota oficial, enviada ao Alagoinhas Hoje, para explicar o imbróglio no qual a legenda está envolvida, verdadeiro drama burlesco, cujo desfecho não atenderá a todos os interesses vinculados aos postulantes à Prefeitura de Alagoinhas, filiados e militântes.

A despeito da boa vontade de Edinaldo Oliveira, a nota é evasiva, episódica e genérica, sem entretanto, dar conta da complexidade interna do partido em Alagoinhas e das nuances das disputas internas. Oliveira tangencia os problemas que surgiram no decorrer do processo de discussão e escolha do candidato petista à Prefeitura de Alagoinhas.

LOGO PT ALAGOINHAS

DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

NOTA OFICIAL

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Alagoinhas reunido ordinariamente neste domingo (25/10), apurou o resultado da Consulta Interna aos filiados e simpatizantes, cujo comparecimento atingiu 80% do quórum verificado na eleição do Diretório (176 militantes). Seguindo o processo deliberado pela instância, também foram examinados números de pesquisas de opinião realizadas nos últimos meses. Considerando que:

* foi verificado um movimento divergente entre a consulta interna e as pesquisas, e tendo em vista a complexidade de se atribuir pesos aos dois recursos subsidiários;

* uma decisão por votação diante de um cenário de tamanha complexidade poderia macular a motivação de militantes e/ou de segmentos da população simpáticos aos pré-candidatos;

* a possibilidade de sucesso da liderança a ser escolhida pelo Diretório passa necessariamente pelo apoio e empenho da liderança preterida;

* ainda não foi possível discutir a estratégia do Diretório Municipal com a instância estadual;

Resolveu:

1. Reafirmar o processo de escolha deferido pela Resolução do Diretório, ora em curso;
  2. Postergar o prazo para a definição do seu pré-candidato, tendo em vista a necessidade de construir um movimento convergente entre o resultado das pesquisas e a preferência dos filiados;
  3. Aprofundar o diálogo entre os apoiadores dos pré-candidatos, visando construir um processo de consenso progressivo, que aponte para uma decisão capaz de garantir a unidade e o trabalho coletivo;
  4. Confiar à uma equipe de facilitadores a missão de mediar o diálogo e coordenar a construção do consenso progressivo;
  5. Agendar conversa com a Comissão Executiva Estadual para apresentar e discutir a estratégia municipal.

O Diretório entende que as deliberações adotadas buscaram respeitar os elementos conjunturais avaliados e constituem mais um passo para a construção de uma alternativa política vitoriosa. Desse modo, compromete-se com a construção de um caminho capaz de enfrentar as forças que romperam com o processo de transparência, participação e eficiência da gestão municipal desenvolvido pela Frente Popular Dois de Julho durante os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura de Alagoinhas.

Alagoinhas, 25 de outubro de 2015.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje