No Financial Times, FHC rebate texto de Lula no The New York Times

Em resposta ao artigo do ex-presidente Lula (PT) publicado no jornal The New York Times, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) publicou um texto no britânico Financial Times em que critica as palavras do petista: “Meu país merece mais respeito”.

O tucano afirma que Lula, que está preso na Polícia Federal em Curitiba e tenta participar das eleições ao Palácio do Planalto, retrata o país como uma “democracia em ruínas”.

FHC também demonstrou desconforto com o cenário negativo do Brasil descrito pelo petista, no momento em que chegou ao poder, no texto publicado no NYT.

“Também não é verdade, como Lula afirma, que o Brasil não tinha direção antes de ele assumir a Presidência, em 2003. É preciso lembrar que a estabilização depois de anos de hiperinflação começou com o Plano Real, lançado pelo ex-presidente Itamar Franco, e continuou no meu governo. Esse também foi um período marcado pelo estabelecimento de programas de bem-estar social que Lula posteriormente iria expandir”, disse o ex-presidente do PSDB.

A seguir, Fernando Henrique chama o petista de “versão peculiar das últimas décadas da história do Brasil”. Diz que ele, às vezes, aparece como o salvador do povo e, às vezes, como vítima de uma conspiração de “elite”.

Por fim, FHC ressalta que Lula distorce a realidade do país e que há atrás das grades políticos de todos os partidos políticos que foram alvos de investigações por corrupção.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo